terça-feira, 4 de outubro de 2022

Evangelho do 28º Domingo Comum - Ano C

 



28º Domingo Comum

O Exercício da Gratidão

Lc 17.11-19

 

            O Exercício da Gratidão tem o poder de transformar qualquer situação deprimente em momentos de cura e restauração. Todos os dias precisamos olhar para a vida e agradecer a Deus pelo muito que Ele nos tem dado. Hoje veremos pessoas que exerceram a fé para alcançar uma bênção, mas não tiveram fé para praticar o exercício da gratidão. Quando somos gratos, alcançamos a Salvação plena.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

O Senhor Jesus está indo a Jerusalém para o seu momento final de morte e ressurreição. No caminho, passou pelo meio de (11) “Samaria e da Galileia”. 

Ao entrar em uma aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos que viviam em um leprosário. Estes leprosos, ouvindo falar do poder de Jesus, tiveram fé para clamar de longe (13) “Jesus, Mestre, compadece-te de nós”! 

O Senhor não ministra uma palavra de cura, apenas exerce o poder da cura e ordena (14): “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes”.

Em Lv 14.1-3 diz: “Senhor deu a Moisés as seguintes regulamentações referentes a uma pessoa cuja lepra desaparece:  O sacerdote sairá do acampamento para a examinar” e determinará o tipo de oferta de gratidão e sacrifício.

Neste momento os dez leprosos tiveram a fé para obedecer e foram totalmente curados.

Contudo, um samaritano teve a fé para exercitar a gratidão. Ele voltou (15,16) “dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe”.

Este samaritano agradece com palavras e com gestos de adoração.

O Senhor, como testemunho para os apóstolos, perguntou (17,18): “Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro”? 

O samaritano que exerceu a gratidão recebeu mais do que a cura. Ele recebeu a salvação pela fé. Jesus lhe diz (19): “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         Os dez leprosos ouviram falar de Jesus e aproveitam a oportunidade. Precisamos também anunciar que o Senhor Jesus salva e tem poder para curar.

·         Assim como os dez leprosos, precisamos exercer a fé através do clamor. Quem tem fé, clama.

·         Jesus é o único que poder exercer seu poder de cura sobre nossas vidas. Contudo, Ele usa seus servos para orar com fé e ministrar.

·         Os dez leprosos tiveram fé para obedecer. Muitas vezes temos fé para receber uma bênção, mas não exercemos a fé para obedecer às ordens do Senhor.

·         A ação de Deus é baseada em nossa fé e obediência.

·         Assim como o Samaritano, precisamos exercer a gratidão através de nossas palavras e atitudes.

·         Tenho sido uma pessoa grata? Agradeço a Deus todos os dias em minhas orações?

·         O samaritano, ao exercer a gratidão, recebeu mais do que a cura. Que possamos ter uma intimidade de salvação com o Senhor. Não basta receber os benefícios do Senhor. Precisamos ter a vida salva e transformada.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

Senhor. Quero viver praticando o exercício da gratidão. Não me basta apenas receber seus benefícios. Desejo reconhecer sua graça e viver mergulhado na gratidão como um estilo de vida. Que sempre eu tenha louvores e ações de graças em meus lábios. Por Cristo Jesus, seu Filho amado, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?          

 

Conclusão:

Precisamos viver e praticar este Evangelho. Não basta apenas receber os benefícios do Senhor. Tenha, a partir de hoje, um compromisso de passar, pelo menos, 15 minutos agradecendo o Senhor por tudo. Pela família, pela igreja e pelas coisas boas que acontecem no mundo por causa da ação de Deus. Conta as bênçãos de Deus em sua vida, e você ficará surpreso o quanto Deus já fez.

Assim cantamos: “Conta as bênçãos, dize quantas são, / Recebidas da divina mão. / Vem dizê-las, todas de uma vez,  / Pois verás surpreso  / Quanto Deus já fez”. (Hinário Evangélico 338).

Nenhum comentário:

Postar um comentário