terça-feira, 14 de março de 2023

Evangelho do 4º Domingo da Quaresma - Ano A


 4º Domingo da Quaresma

A Cura do Cego de Nascença

João 9.1-41

 

Você já brincou de cabra cega (ou cobra cega)?

O que significa ser cego espiritualmente?

 

4º Domingo da Quaresma: A Palavra de Deus desta Domingo propõem-nos o tema da “luz”. Define a experiência cristã como “viver na luz”. No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena.

 

I. O que o Evangelho diz?

O Evangelho narra a história de um homem cego de nascença que estava perto do tanque de Siloé. Os apóstolos então perguntam se ele pecou ou se seus pais pecaram para ele ter nascido cego. Jesus responde que nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestassem nele as obras de Deus. 

O Senhor Jesus afirma que é a luz do mundo e depois cura o cego. Ele diz: “5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé. Ele foi, lavou-se e voltou vendo (6-7).

O homem curado tem a oportunidade de testemunhar várias vezes. Primeiro ele testemunha aos seus vizinhos que o conheciam (8-12). Depois é levado aos fariseus e novamente dá o testemunho de sua cura milagrosa (13- 23) Seus pais são chamados, mas tem medo dos judeus.

Novamente é chamado pelos fariseus e dá um novo testemunho defendendo sua fé e sua cura sobrenatural (24-34).

Diante da acusação de que Jesus era pecador porque o havia curado no sábado o cego responde: (25) “Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo”.

Diante da insistência dos fariseus o cego responde: (27) “Já vo-lo disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos”? 

Quando os fariseus disseram que não sabiam da onde era Jesus, o curado diz: (30-33) “Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos. Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende. Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença. Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito”. 

Diante deste testemunho, os fariseus o expulsam da sinagoga.

Contudo o Senhor Jesus o encontra e lhe pergunta (36-38): “Crês tu no Filho do Homem? Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia? E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo. Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou”. Antes o cego havia sido curado, e agora foi salvo pela fé em Jesus.

            Jesus conclui sua mensagem aos discípulos dizendo: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos”. 

Alguns fariseus que estavam ali perguntaram: “Acaso, também nós somos cegos”? Respondeu-lhes Jesus: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado”.

                       

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         Eu ainda sou cego espiritualmente ou já aceitei a luz de Jesus?

·         Quando você passou a enxergar a vida espiritual?

·         Porque os fariseus não aceitavam a Palavra de Jesus nem os sinais que Ele realizava?

·         Você tem sido ousado no testemunho assim como o homem curado de cegueira?

·         O Evangelho me diz que somente um encontro pessoal com Cristo pode me fazer enxergar a verdadeira luz de Deus. Sem Jesus eu permaneço nas trevas.

 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Jesus é a Luz do Mundo. Desejo ser luz em Cristo para auxiliar a todos que andam nas trevas a terem um encontro pessoal com o Evangelho. Ajuda-me a ser uma testemunha fiel e ousada do seu amor e de sua misericórdia. Que eu leve a Luz de Cristo a todos as pessoas. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Quero levar a luz de Cristo a todas as pessoas”.

 

Versículo para guardar no coração: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.  (João 9.5). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário