quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Evangelho do 19º Domingo Comum - Ano A

 


19º Domingo Comum

A Tempestade

Mateus 14.22-33

 

Qual a pior tempestade na vida que você já passou?

Como você foi ajudado por Deus?

 

19º Domingo Comum – Ano A: Neste Evangelho o Senhor Jesus vem sobre as águas, nas noites escuras da nossa alma e nos levanta do medo e da incredulidade nos fazendo voltar ao barco da missão. Ele caminha conosco e vem ao nosso encontro, em meio as nossas tempestades trazer a paz e a serenidade.

 

I. O que o Evangelho diz?

            O Senhor Jesus, logo após a multiplicação dos pães, manda seus discípulos atravessarem o lago de barco enquanto Ele ficou se despendido das multidões (22).

            Na realidade, o Senhor desejava também ter um momento a sós com o Pai sem a presença dos discípulos. Por isso Ele subiu para o monte a fim de orar sozinho (23). O Evangelho diz que “Ao cair da tarde, lá estava ele, só”.

            Os discípulos, no barco, estavam enfrentando problemas. A embarcação já havia chegado ao meio do lago e estava sendo açoitado pelas ondas e o vento era contrário.  

            Jesus fica em oração sozinho no monte até a madrugada. Depois (25) “foi até onde eles estavam; andando sobre o mar”.

            Os discípulos o viram andar sobre o mar e, pensando que fosse um fantasma, gritaram de medo (26).  

Jesus imediatamente lhes diz: “— Coragem! Sou eu. Não tenham medo”! Neste momento Pedro apresenta sua primeira dúvida. Ele desafia (28): “— Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá até aí, andando sobre as águas”.

Ele não acredita nas palavras do Senhor e ao mesmo tempo tem uma atitude ousada. Como Jesus o chama, ele simplesmente desce do barco e vai andando em direção ao Senhor.

 Neste instante ele apresenta sua segunda dúvida. O Evangelho diz (30): “Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começando a afundar, gritou: — Salve-me, Senhor”!

Jesus estende a mão, o socorre e o repreende pelos dois momentos de dúvida: “— Homem de pequena fé, por que você duvidou”?

Quando Jesus subiu ao barco, o vento cessou e todos os apóstolos o adoraram dizendo “— Verdadeiramente o Senhor é o Filho de Deus”!

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Assim como o Senhor Jesus, preciso também ter momentos de solidão aos pés do Pai. Assim a minha vida particular de oração será refletida em minha missão.

·         Os discípulos não viram o Senhor Jesus. Mas o Senhor os viu. É importante saber que o Senhor está nos vendo e virá ao nosso socorro mesmo quando não o vemos.

·         Meu medo pode fazer com que eu não consiga enxergar a bênção, assim como os apóstolos não conseguiram enxergar o Senhor Jesus.

·         Preciso acreditar nas Palavras do Senhor.  Muitas vezes minha ousadia pode estar baseada na incredulidade.

·         Não posso reparar nas forças do vento. Preciso continuar olhando nas mãos do Senhor.

·         A confiança e a coragem me farão aceitar Jesus como o Filho de Deus.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

Senhor meu Pai. Muitas vezes a incredulidade toma conta da nossa vida. A fé é transformada em medo e nos afundamos nas ondas do cotidiano. Ajuda-nos a andar sobre as águas. Que o impossível seja realizado com a nossa fé e com a Sua ajuda. Sem o Senhor não conseguimos vencer as tempestades da Vida. Por Jesus nosso Senhor, na unidade com o Espírito Santo. Amém.

 

Frase da Semana: Somente a fé me fará enfrentar as tempestades da vida.

 

Versículo para guardar no coração: “Homem de pequena fé, por que você duvidou”? (Mateus 14.30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário