quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Evangelho do 22ºDomingo Comum - Ano A

 



22º Domingo Comum

O Caminho da Cruz

Mateus 16.21-27

 

Existe Evangelho sem renúncia e sem cruz?

O diabo tenta nos levar por um caminho sem cruz?

O que seria um evangelho sem cruz?

 

22º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho de Jesus é acompanhado pela cruz. Hoje ouvimos o Senhor a nos chamar dizendo: “Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Que possamos aceitar a missão e carregar a cruz com alegria e perseverança.

 

I. O que o Evangelho diz?

Logo após a maravilhosa narrativa da confissão de Pedro afirmando que o Senhor Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo (Mt 16.16), o Senhor começou a demonstrar que (21) “era necessário que ele fosse para Jerusalém, sofresse muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, fosse morto e, no terceiro dia, ressuscitasse”. Ele começou preparar seus discípulos para os dias de sua Paixão e Ressurreição.  

Contudo, o mesmo Pedro que havia recebido a revelação do Pai para afirmar que Jesus era o Cristo, agora, por um movimento humano, dá lugar ao diabo e começa a repreender Jesus dizendo (22): “— Que Deus não permita, Senhor! Isso de modo nenhum irá lhe acontecer”.

Nas palavras de Pedro não há agressão. Ele afirma categoricamente que o sofrimento, a rejeição e a morte não seriam permitidos por Deus.

Contudo, o Senhor Jesus percebe a ação do inimigo, e (23) “voltando-se, disse a Pedro: — Saia da minha frente, Satanás!  Você é para mim uma pedra de tropeço, porque não leva em consideração as coisas de Deus, e sim as dos homens”.

Pedro que ouviu que sobre a pedra iria ser edificada a igreja, agora escuta que era uma pedra de tropeço: “disse a Pedro”.

O apóstolo estava sendo usado por Satanás logo após ser usado por Deus. Não vigiou e o inimigo aproveitou a ocasião.

Jesus então esclarece aos discípulos que não existe Evangelho sem renúncia, cruz e seguimento (24): “— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. 

Só salvará a vida quem estiver disposto a perdê-la por Jesus (25): “Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a achará”. 

Não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Ninguém pode pagar pela salvação de sua alma. Jesus diz (26): “De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma”? 

Renúncia, cruz, seguimento e a perda da vida pelo Senhor são as obras que indicam a nossa salvação. O Evangelho deixa claro dizendo (27): “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras”.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Por mais firme que eu esteja, preciso vigiar para não dar lugar ao diabo.

·         O Evangelho exige renúncia, cruz e seguimento.

·         Preciso estar disposto em perder a vida por Jesus. Somente assim irei achar a verdadeira vida.

·         Preciso definir se desejo ganhar o mundo inteiro ou ganhar a minha salvação.

·         O Evangelho me ensina a valorizar as coisas eternas. Preciso me calar quando não entendo e esperar no Espírito Santo para falar e reagir. Falar por impulso pode me levar a cometer os erros que Pedro cometeu. 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

Senhor meu Pai. Ajuda-me a negar a mim mesmo, tomar a minha cruz e te seguir. Necessito ter sabedoria para falar e para calar. Quero aprender a perder a vida pela causa de Jesus. Sei que não vale a pena ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Conserva a minha salvação pela graça e permita-me que viva como verdadeiro discípulo até o fim a minha vida terrena. Por Seu Filho Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo, um único Deus contigo. Amém.

 

Frase da Semana: Não existe Evangelho sem cruz e renúncia. Não existe Evangelho fácil.

 

Versículo para guardar no coração: “— Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mateus 16.24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário