terça-feira, 26 de setembro de 2023

Evangelho do 26º Domingo Comum - Ano A - A Parábola dos Dois Filhos

 


26º Domingo Comum

A Parábola dos Dois Filhos

Mateus 21.28-32

 

O que é o arrependimento?

Por que Deus só restaura uma vida mediante o arrependimento?

 

26º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho nos ensina a adorar a Deus e a servi-lo com palavras e atitudes. Somos desafiados a viver o que falamos e a obedecer ao Senhor. A Obediência de um coração arrependido e sincero traz paz e vitória em todas as áreas da vida.

 

I. O que o Evangelho diz?

A parábola dos dois filhos é direcionada aos escribas e fariseus que ouviam a Palavra de Deus, aceitavam, mas não obedeciam.

Jesus diz que um homem tinha dois filhos. “Chegando-se ao primeiro, disse: “Filho, vá hoje trabalhar na vinha.” Ele respondeu: “Não quero ir.” Mas depois, arrependido, foi” (28,29).

Este primeiro filho são os pecadores que rejeitaram a Palavra de Deus, mas depois, com arrependimento, voltam e fazem a vontade do Senhor.  

Na parábola o pai se dirige ao outro filho e disse a mesma coisa. “Ele respondeu: Sim, senhor. Mas não foi” (30). 

O segundo filho são os religiosos que diziam sim a Deus, mas não praticavam a Palavra.

Jesus então pergunta os escribas e fariseus: “Qual dos dois fez a vontade do pai? Eles responderam: — O primeiro” (31).

Então Jesus fala diretamente a eles dizendo: “— Em verdade lhes digo que os publicanos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus primeiro que vocês”.

Os pecadores, que sempre disseram não a Deus, estavam arrependidos aceitando a Palavra do Senhor Jesus. Mas os religiosos não aceitaram as boas novas do Evangelho, rejeitando as Palavras de Jesus e de João Batista.

Por isso o Senhor Jesus conclui: “Porque João veio até vocês no caminho da justiça, e vocês não acreditaram nele; no entanto, os publicanos e as prostitutas acreditaram. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram depois para acreditar nele” (32,33).

O arrependimento foi a chave descoberta pelos pecadores e abandonada pelos religiosos.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O Evangelho me ensina a acolher a Palavra de Deus e a vivê-la.

·         O caminho do arrependimento nos faz viver o melhor de Deus nesta vida.

·         Tenho que aceitar e viver a Palavra de Deus.

·         Não basta dizer sim para Deus e viver um “Não” em todas as áreas da vida. Isso é viver negando na pratica a fé que professa na adoração.

·         Pecador arrependido é aquele que no passado falou “não” para o Pai, mas se arrependeu e hoje faz a Sua vontade.

·         O Evangelho me ensina que o caminho da bênção passa pelo verdadeiro arrependimento que me leva a praticar e a viver a Palavra de Deus.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

Senhor. Desejo viver o Teu Evangelho em arrependimento e santidade. Que minha vida seja sempre Sim para a sua soberana vontade. Ajuda-me a viver o Teu Evangelho em todas as áreas de minha vida. Preciso da sua ajuda e acolhida. Por Jesus nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus contigo. Agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: O Arrependimento me leva a viver o melhor de Deus.

 

Versículo para guardar no coração: “Porque João veio até vocês no caminho da justiça, e vocês não acreditaram nele; no entanto, os publicanos e as prostitutas acreditaram. Vocês, porém, mesmo vendo isso, não se arrependeram depois para acreditar nele”. (Mateus 21.32).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário