quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Evangelho do 23º Domingo Comum - Ano A

 



23º Domingo Comum

A reconciliação do Pecador

Mateus 18.15-20

 

Como ajudar uma irmã que vacilou na fé?

Você se considera um bom conselheiro?

Como proceder quando um irmão peca contra nós?

 

23º Domingo Comum – Ano A: O Evangelho nos admoesta a confrontar no amor o irmão que peca, sempre visando à restauração. A igreja, em unidade, tem o poder de concordar e ligar na terra e no céu. Que possamos viver em unidade para restaurar as vidas que necessitam da palavra de reconciliação.

 

I. O que o Evangelho diz?

O Evangelho de hoje é um manual sobre reconciliação. A comunidade de discípulos era formada de irmãos e irmãs que, por serem limitados, erravam e feriam-se mutuamente.

Por isso o Senhor ensina o caminho do confronto pessoal que leva a reconciliação em amor.

Jesus diz: (15) “Se o seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o em particular. Se ele ouvir, você ganhou o seu irmão”. A repreensão precisa ser em particular. Um confronto em amor. Se ele aceitar, a graça cobrirá todo mal com o perdão. Lembre-se que ele havia cometido um pecado “contra você”. Não era para divulgar o pecado. Não era para fazer maledicência. Mas para confrontar em particular. 

Caso o irmão decida não se arrepender, deve haver a presença de duas ou três testemunhas (16). O confronto em amor deverá ser acompanhado pelas testemunhas para fortalecer a graça da reconciliação.  

Contudo, se o irmão desejar permanecer no pecado, o assunto deve ser “exposto à igreja”. A Igreja aqui pode ser entendida como a assembleia ou até mesmo as autoridades da igreja (como John Wesley entendia). É uma nova tentativa de reconciliação em amor.

Mas se ele “se recusar a ouvir também a igreja, considere-o como gentio e publicano”.

Se o teu irmão pecou a ponto de se tornar um “gentio e publicano”, entenda que precisa ser alcançado pelo Evangelho da Salvação novamente. Lembre-se que Jesus veio para os “gentios e publicanos” e não somente para o Israel da promessa.

Jesus deu a igreja, e não somente a Pedro, a graça e o poder para ligar e desligar. Aqui o Evangelho revela o poder espiritual que ocorre quando alguém é desligado da igreja. Não é algo que pode ser desprezado. É gravíssimo. 

Jesus diz (18): “Em verdade lhes digo que tudo o que ligarem na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligarem na terra terá sido desligado nos céus”. 

Este poder de unidade espiritual da igreja está relacionado a exclusão da pessoa que não deseja o caminho do amor e do arrependimento, como também o poder da oração em concordância.

Jesus diz (19,20): “Em verdade também lhes digo que, se dois de vocês, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que vierem a pedir, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus. 20Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         Preciso aprender a trabalhar na reconciliação. Não posso divulgar os erros dos meus irmãos, mas devo confrontá-los em amor.

·         Preciso vencer a maledicência em minha vida.

·         O processo de reconciliação ensinado por Jesus precisa ser praticado em minha vida. Não posso “queimar” etapas.

·         Antes de qualquer situação de exclusão, tenho que fazer várias tentativas de reconciliação.

·         Preciso ficar atento para o poder que Deus deu a igreja de ligar e desligar no mundo físico e espiritual. Isso é muito grave.

·         O Evangelho me ensina o poder da unidade e da concordância na oração tanto para o trabalho de reconciliação quando para a vida de intercessor. 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

Senhor meu Pai. Ajuda-me a viver o Evangelho da reconciliação. Que eu tenha a graça para seguir todos os passos ensinados pelo Senhor Jesus sem cair na cilada da maledicência. Que minha vida seja para trazer os perdidos para o caminho do arrependimento. Que eu tema Deus e respeite a Igreja que tem as chaves para ligar e desligar. Ajuda-me a valorizar o poder da unidade na vida de oração. Desejo crescer na graça e no entendimento de Tua palavra. Por seu Filho Jesus Cristo, na Unidade do Espírito Santo, um único Deus contigo. Amém.

 

Frase da Semana: Preciso aprender a perdoar e a reconciliar os irmãos desviados na fé.

 

Versículo para guardar no coração: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mateus 18.20). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário