terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Evangelho do 2º Domingo da Quaresma - Ano B

 

2º Domingo da Quaresma

A Transfiguração do Senhor

Marcos 9.2-10

 

 

Introdução:

O que significa a Palavra Transfiguração?

A Transfiguração do Senhor foi uma preparação dos discípulos para a morte e ressurreição do Senhor. O Cristo glorificado no Monte foi uma prefiguração de como seria o Cristo Ressuscitado na manhã de domingo de Páscoa.

Os apóstolos ainda não tinham conhecido Jesus desta forma. Foi uma revelação para alimentar a fé e a esperança. 

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?_______

            O Senhor Jesus estava em Cesareia de Filipe. Lá Pedro havia sido usado por Deus para afirmar que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus (Mc 8.27-29). Logo após, Pedro não aceitou o sofrimento que Jesus profetizou que passaria em Jerusalém, e foi usado pelo diabo para repreendê-lo (Mc 8.31-33).

            Pedro estava em crise. Não sabia na prática quem era Jesus. Por isso o Senhor, seis dias depois o levou a um alto Monte. A tradição aponta o Monte Tabor como o local da Transfiguração.

            Jesus não leva os doze. Leva apenas Pedro, Tiago e João. Estes três discípulos foram as principais colunas da Igreja. Pedro foi o primeiro pastor. Tiago o primeiro mártir entre os apóstolos, e João foi o último apóstolo a morrer.

            Marcos diz que Jesus foi (2) “transfigurado diante deles”. Isso significa que sua forma física foi alterada. Ele sofreu uma metamorfose, uma transformação. (3) “as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar”.

            Jesus é transportado para a dimensão celestial e entra na glória do Pai. Na glória aparecem Elias e Moisés conversando com Ele. Segundo Lucas 9.31, estavam conversando sobre os sofrimentos que iria passar em Jerusalém. Isso serviu de testemunho para os apóstolos.

Eram os profetas (Elias) e a Lei (Moisés) confirmando a palavra de Jesus; a palavra que anteriormente Pedro havia duvidado e por isso foi usado pelo diabo.

            Pedro fica tão emocionado que deseja fazer três tendas (5) para acolher os cidadãos do céu. Ele sentiu a beleza da glória de Deus e disse: “Bom é estarmos aqui”. Marcos diz que ele (6) “não sabia o que dizer, por estarem eles aterrados”.

            A nuvem, símbolo do Espírito Santo, os envolveu e o Pai disse novamente (7): “Este é o meu Filho amado; a ele ouvi”. No mesmo instante ficou somente Jesus. Elias e Moisés desapareceram.

            Ao descerem do monte Jesus os proibiu de divulgar o que aconteceu até o dia da ressurreição do Filho do Homem.

Eles (10) “guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos”. Mesmo não entendendo, obedeceram.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ______________

            Este texto nos ensina muitas coisas:

 

·         Nas crises, precisamos buscar uma experiência nova com Deus. Jesus viu Pedro em Crise e o levou ao monte da Transfiguração.

·         Nem sempre o Senhor revelará tudo a todos. Preciso buscar as revelações que Deus tem para a minha vida. Assim como o Monte da Transfiguração foi somente para Pedro, Tiago e João.

·         Preciso ter momentos a sós com Deus. Minha intimidade com Jesus precisa transformar, todos os dias, minha casa em um Monte da Transfiguração.

·         Preciso conhecer o Jesus transfigurado. Ele é muito maior do que a história conta. Ele é o Deus encarnado. Muitas vezes meu conhecimento sobre Jesus é muito limitado, por isso a minha fé fica limitada.

·         Tenho que ler o Antigo Testamento olhando para Jesus. No monte da Transfiguração os profetas e a Lei, representados por Elias e Moisés, conversam sobre o sofrimento de Jesus em Jerusalém. Todo Antigo Testamento fala de Jesus.

·         Preciso escutar a voz do Pai. Ele nos ordena a ouvir Jesus. Não posso ficar ouvindo todas as vozes. Minha direção precisa ser somente da voz de Jesus.

·         Mesmo não entendendo, preciso obedecer. Os apóstolos não sabiam o que significava ressurreição dos mortos, mas permaneceram obedecendo. 

 

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

 

            “Senhor Deus. Muitas vezes necessitamos de ter uma experiência nova com o Senhor. Nossa incredulidade acaba engessando a nossa fé. Ajude-me a ter momentos a sós contigo. Que eu possa fazer de minha casa um Monte da Transfiguração. Que eu tenha mais momentos de silêncio e oração para ver Jesus e ouvir suas Palavras. Que, contemplando a tua glória, eu possa pessoalmente ser transfigurado por ti. Transfigura a minha vida. Mediante Jesus Cristo, que é Deus com o Espírito Santo, agora e para sempre. Amém”.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

            No segundo Domingo da Quaresma, lemos a Transfiguração do Senhor. É uma preparação para o Domingo de Páscoa. Jesus venceu a morte e entrou na glória do Pai. Todos nós estamos caminhando para um dia entrar no Reino Celestial. Que possamos ser perseverantes e manter o foco em Jesus. Que a santidade de Cristo encontre lugar em nossa vida para que, um dia, possamos ter nosso corpo transfigurados na presença de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário