terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Evangelho do 3º Domingo da Quaresma - A Purificação do Templo - João 2.13-25

 



3º Domingo da Quaresma

A Purificação do Templo

João 2.13-25

 

Introdução:

O que precisa melhorar em sua vida?

O Terceiro Domingo da Quaresma, Ano B, nos leva à purificação do Templo segundo o relato de João. Esta purificação ocorreu no início do Ministério do Senhor.

Este texto fala diretamente ao nosso espírito. O que precisa ser purificado em nossa vida?

Na época de Cristo, a religião estava bem formada e consolidada, mas o Templo estava perdendo seu significado. Assim também pode ocorrer com o nosso coração. Muitas vezes temos uma boa religião, mas o Evangelho não tem transformado nossa vida totalmente. Precisamos que Jesus entre e purifique o Templo do nosso coração.

Paulo nos pergunta: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”? (I Co 6.19). Somos de Deus e precisamos estar purificados para Deus.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho? ______________________

 

            Todo ano o Senhor Jesus subia a Jerusalém para a festa da Páscoa que acontecia no dia 14 de Nisã, segundo o calendário Judaico (13). O Senhor guardava toda a liturgia de seu povo judeu.

            Quando chegou ao templo percebeu várias coisas erradas. O pátio das mulheres e dos gentios estava ocupado pelos judeus que vendiam bois, ovelhas e pombas; e também pelos cambistas assentados em suas mesas (14). Isso era um impedimento para as pessoas que já eram excluídas pela religião (gentios e mulheres).

            Os sacerdotes criaram uma lei de que somente os animais vendidos no Templo poderiam ser sacrificados. Isso causava um vultoso movimento de dinheiro para sustentar a máquina religiosa do templo.

Alguns animais nem eram sacrificados. Pelo contrário, eram entregues pelas famílias para serem oferecidos a Deus, contudo, os funcionários dos sacerdotes os guardavam do lado de dentro do templo e os vendiam novamente a outras famílias. Assim o mesmo animal era oferecido diversas vezes.

Outra lei afirmava que somente o dinheiro do Templo poderia ser oferecido. Por isso existiam muitos cambistas para fazer a troca. Isso tudo, justamente, no pátio das mulheres e dos gentios. Era um uso errado do Templo para excluir os já excluídos.

Diante desta blasfêmia, o Senhor Jesus fez um (15) azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas e virou as mesas. Literalmente o Senhor causou uma confusão e uma desordem no crime organizado.

Logo após Jesus lhes disse (16): “Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio”.

O Templo de Deus havia se transformado em um grande negócio para homens corruptos. Quando os discípulos ouviram isso, se lembraram das Escrituras que diziam (17): “O zelo da tua casa me consumirá” (leia o Salmo 69.9 e o Salmo 119.139).

Os judeus então pedem um sinal para justificar a autoridade de Jesus (18). E Jesus lhes diz (19): “Destruí este santuário, e em três dias o reconstruirei”.

Os judeus pensavam que Ele falava do templo, mas se referia ao santuário do seu corpo (20-21). Sua morte e ressurreição. Este é o grande sinal da autoridade de Jesus. Ele morreu e ressuscitou. Os discípulos só entenderam estas palavras no dia da ressurreição (22).

Por causa dos seus sinais, muitos creram Nele. Mas Jesus conhecia a natureza humana e sabia que muitas manifestações de fé eram apenas sentimentos sem novo nascimento. “...o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana” (24,25).

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ____________

            Este texto nos ensina muitas coisas:

 

·         Precisamos observar as festas da liturgia da Igreja: Jesus observava todas as Festas judaicas e as interpretava segundo seu ministério.

·         Muitas vezes a minha falsa religiosidade atrapalha a conversão dos que estão sem Jesus: Os judeus usavam o pátio das mulheres e dos gentios para impedir a adoração deles e para vender seus produtos.

·         Preciso me cuidar para que não criar práticas e normas baseadas no pecado e na autopromoção. Os judeus criaram leis para facilitar o uso indevido do templo.

·         Preciso ouvir Jesus e deixar que ele purifique minha vida. Mesmo que seja duro e firme com chicote nas mãos. Desejo a minha purificação completa. Ainda que sofra. Ainda que minhas mesas sejam viradas. O importante é a minha salvação.

·         Minha vida precisa ser uma casa de oração e não uma casa de negócios.

·         Preciso aceitar o zelo de Jesus pela minha vida. Jesus tem zelo pelo seu templo. “O zelo da tua casa me consumirá”.

·         Preciso ver a morte e ressurreição de Cristo como único e grande sinal para a minha fé.

·         Jesus conhece minha natureza humana. Sabe quem eu sou de dentro para fora. Por isso dependo Dele e de sua aprovação. Que sua avaliação em minha vida seja aceita por mim e que eu possa mudar para melhor.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____

 

            “Senhor Meu Deus. Veja a minha vida. Faça um diagnóstico em minha natureza humana. Venha visitar seu Templo que é o meu corpo. Veja o que há de errado. O que está fora de lugar. O que tem em meu coração que não poderia estar lá. Se preciso for, vire as mesas. Fira-me com seu azorrague de cordas e mude a minha história. Exerça o seu zelo sobre minha vida, mas não me deixe perder a salvação, a santidade e minha comunhão contigo. Por intermédio de Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém”. 

 

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

            Temos que nos colocar dentro da história e nos ver como o templo de Deus. Esta avaliação precisa ser realizada todos os dias de nossa vida, principalmente neste tempo da Quaresma. O que precisa ser purificado em nossa vida?

Que possamos permitir que Jesus nos melhore a cada dia para que alcancemos a perfeição cristã ao findar desta vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário