terça-feira, 12 de março de 2024

Evangelho do 4º Domingo da Quaresma - Ano B

 


5º Domingo da Quaresma

A Necessidade da Morte do Grão de Trigo

João 12.20-33

 

Introdução:

            Qual foi o preço que Jesus pagou para a sua tua salvação?__________

O Evangelho de hoje está situado no início da Semana Santa. Somos convidados a olhar para o Senhor que foi levantado por nós no madeiro da cruz.

            Você conhece algum cântico que fala da cruz de Cristo? _______

            Que possamos aprender a glorificar a Jesus por tudo que Ele fez por nós, para a nossa salvação.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?________________________

 

O contexto de João 20 é o início da Semana Santa. Faltavam seis dias para a Páscoa dos Judeus e para a morte do Senhor.

Jesus já havia ressuscitado Lázaro e estava hospedado em Betânia, contudo, todo o dia ia ao templo de Jerusalém (1).

Na casa de Lázaro, Maria derrama bálsamo de nardo puro sobre os pés de Jesus e enxuga com seus cabelos em adoração (3). Judas é contra o gesto de Maria, mas Jesus diz (7): “Deixa-a! Que ela guarde isto para o dia em que me embalsamarem”. Foi um gesto que anunciou a morte do Senhor.

Os principais sacerdotes por sua vez, resolveram matar Lázaro porque, por sua causa, as pessoas voltavam crendo em Jesus (9-11). É exatamente por causa de Lázaro que ocorre o Domingo de Ramos (12-18).

O Evangelho de hoje começa falando dos gregos (judeus helênicos) que estavam em Jerusalém por causa da Páscoa e desejavam ver Jesus (por causa da história da ressurreição de Lázaro). Falam com Filipe, e, ele e André, comunicam a Jesus (20-22).

Diante do comunicado dos apóstolos Jesus faz um sermão sobre sua morte. A cruz foi o processo necessário para a glorificação do Filho (23): “É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem”.

Ele precisaria morrer na cruz para gerar muitos frutos (24): “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”.

A morte de Jesus instituiu um princípio espiritual para seus discípulos: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna” (25,26).

O Senhor revela aos seus discípulos a angústia de sua alma, contudo, entende que seu propósito era passar pela angústia da cruz (da sexta-feira da paixão) (27). A cruz fazia parte da missão.

Ao invés de lamentar, o Senhor glorifica o nome do Pai. E o Pai recebe a glorificação dizendo (28-30): “Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei”.

Com sua morte na cruz o mundo seria julgado, o príncipe das trevas expulso (31) e muitos seriam salvos (32,33): “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer”. Na cruz, Jesus ficou levantado da terra, suspenso no madeiro, para a nossa salvação.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? _____________

            Este texto nos ensina muitas coisas:

 

·         As pessoas procuram Jesus ver Jesus, assim como os gregos. Precisamos ser a ponte, assim como foram Filipe e André.

·         O sofrimento da cruz foi o caminho da glorificação do Filho. Aprendo que Deus tem seus propósitos, até mesmo em nosso sofrimento. Ele está sempre no controle. Tudo resultará em nossa glorificação com Jesus no céu.

·         A morte de Jesus gerou frutos. Tenho que confessar em minha vida que a morte de Jesus gerou vida, saúde, paz e salvação em minha própria vida. Não foi uma morte em vão.

·         Preciso perder minha vida por Cristo. Preciso odiar os prazeres pecaminosos pelos prazeres do céu. Viverei de escolhas. Minhas escolhas poderão me fazer um crente medíocre ou um crente em excelência. “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna”.

·         Jesus sentiu angústia em sua alma pela aproximação do sofrimento da cruz. Nós, como discípulos, também ficamos angustiados com muitas coisas, mas precisamos confiar no Pai.

·         Ao invés de lamentar, o Senhor glorifica o nome do Pai. Tenho que aprender a glorificar o nome do Pai em todas as situações. Não posso viver murmurando ou profetizando palavras de derrotas. Preciso glorificar o Pai em todas as circunstâncias.

·         Fomos atraídos pela morte do Senhor: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. Preciso, todos os dias, valorizar a morte do Senhor. Por causa de sua morte eu tenho vida eterna. Jesus morreu, ressuscitou e subiu aos céus para a minha salvação. 

 

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

 

Senhor. Quero levar vidas a ti. Muitos procuram te conhecer. Que eu seja esta ponte de evangelização. Que também possa aprender a te glorificar no sofrimento. Sei que o Senhor está no controle e usa até mesmo a cruz para nos ajudar a alcançar a excelência. Confesso que a morte de Jesus gerou vida em minha vida; por isso, estou disposto a perder a minha vida para que a Sua Vida se manifeste em meu corpo e existência. Muitas vezes sinto angustias, mas não posso deixar de glorificar Seu Nome. Obrigado pela morte de seu Filho na cruz. Fui salvo e liberto do pecado e hoje tenho a vida eterna. Por Cristo Jesus, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Conclusão:

            Precisamos viver esta Quaresma e a Semana Santa de uma maneira totalmente diferente e nova. Não basta recordar a morte do Senhor. Precisamos tomar posse das bênçãos de Seu sacrifício e viver os valores que Ele nos ensinou. Isso é viver a Quaresma. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário