terça-feira, 5 de março de 2024

Evangelho para o 4º Domingo da Quaresma - Ano B

 


4º Domingo da Quaresma

A Serpente de Bronze

João 3.14-21

 

Introdução:

O Evangelho de hoje fala da cruz de Cristo e da salvação do ser humano.

            Qual a mensagem da cruz para você?______________________

            O texto é um diálogo de Jesus com Nicodemos onde o Senhor revela a salvação baseada no amor de Deus e na fé dos seres humanos.

 

 

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)

            O que relata o texto do Evangelho?________________________

 

O capítulo 3 de João fala do diálogo de Jesus com Nicodemos. Nicodemos era um príncipe dos judeus que foi a noite conversar com Jesus. A questão levantada era sobre o novo nascimento e o Reino de Deus (1-3).

            No versículo 14 o Senhor cita a passagem sobre a serpente de bronze levantada por Moisés no deserto. Leia Números 21.4-9.

            O povo murmurou e vieram serpentes abrasadoras. Muitos morreram com as picadas. Moisés clama a Deus e recebe a orientação para fazer uma serpente de bronze numa haste. Todos que fossem picados pelas serpentes deveriam olhar para a haste. Desta forma, o povo foi curado e salvo (14).

            Jesus diz que assim como a serpente de bronze foi levantada por Moises, o Filho do Homem seria levantado na cruz para que todos pudessem crer e ser salvos (15) “para que todo o que nele crê tenha a vida eterna”.

            Jesus veio como resultado do amor do Pai (16). Ele não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo (17).

            A salvação é mediante a fé. Quem crê no Filho não é condenado (18). Crer e ter fé são sinônimos no Evangelho de João.

            A condenação está baseada no amor do mundo pelas trevas. O mundo amou mais as trevas do que a luz do Evangelho (19).

            Por isso, os participantes do mal odeiam a luz, pois a luz denuncia seus erros. Ela evidencia o pecado (20).

            Contudo, quem pratica a verdade busca a luz; pois ela faz suas boas obras aparecerem. A luz evidencia as coisas boas (21).

           

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)

            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

            Este texto nos ensina muitas coisas:

 

·         Preciso valorizar todos os dias a morte de Jesus na cruz. Sua morte trouxe cura assim como a serpente de bronze trouxe salvação aos que olhavam para ela.

·         Minha salvação está relacionada a minha fé naquilo que Jesus fez por mim na cruz do Calvário.

·         Tenho que ver e receber Jesus como um presente do amor de Deus.

·         Preciso compartilhar a salvação de Jesus aos outros. Ele não veio condenar, mas salvar.

·         Se eu permanecer crendo, nunca serei condenado.

·         Hoje a humanidade ama mais as trevas do que a luz, contudo, preciso levar o Evangelho a todos.

·         Preciso amar a luz do Evangelho. Ela manifesta meu amor pelas coisas de Deus.

·         O mundo odeia a luz, pois ela evidencia seus pecados. Por isso preciso evangelizar sem medo de ser criticado ou ridicularizado. Preciso estar preparado para as perseguições e ser fiel na missão.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)

            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

 

            Senhor! Muito obrigado porque um dia o Filho do Homem foi levantado na cruz para a nossa salvação. Desejo permanecer crendo e tendo a vida eterna. Que permaneçamos na luz, praticando a verdade e as boas obras que são realizadas em Deus. Auxilie-nos a compartilhar o Evangelho aos que estão em trevas para que possam amar a luz do Evangelho. Em Nome do Nosso Senhor Jesus, na Unidade do Espírito Santo. Amém!

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

            O Evangelho só é Boas Novas se for pregado. Por isso precisamos anunciar o Evangelho de Jesus. Ele foi levantado na cruz para trazer a Salvação a todos. O mundo precisa conhecer esta história da salvação. Sejamos missionários onde estivermos. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário