terça-feira, 8 de maio de 2018

Dia da Ascensão de Cristo - Ano B


Resultado de imagem para ascensão de Cristo
A Ascensão do Senhor
Sinais para Testemunhar
Marcos 16.15-20


O que celebramos no dia da Ascensão?_________________________________
Por volta do ano 388dC podemos ver o testemunho de Gregório de Nissa sobre a celebração da Solenidade da Ascensão do Senhor no Oriente. Ela era a festa da “volta do Cristo ao Pai”, fixada quarenta dias após a Festa da Páscoa em consonância com o relato bíblico de Lucas.
A Ascensão do Senhor, sua subida ao céu, ocorreu quarenta dias após a sua ressurreição, em uma quinta-feira. Hoje meditaremos nas últimas palavras do Senhor, na missão que Ele nos deu e no significado da Ascensão para nossas vidas.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?________________________
            O versículo 14 de Marcos 16 diz que o Senhor Jesus apareceu aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado.
            É neste momento que o Senhor os envia como missionários por todo o mundo, para pregar o Evangelho a toda criatura (15). Não deveriam centralizar seus ministérios em Jerusalém, mas avançar por todas as nações.
            As pessoas que iriam ouvir o Evangelho teriam a opção de crer ou não crer. Todos os que creem passariam pelo batismo. O batismo seria o sinal público de que a pessoa verdadeiramente creu no Senhor. Por outro lado, quem não crer assinaria sua própria condenação eterna (16).
            Os que creem, além da salvação, teriam os sinais os acompanhando (17): “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem”.
            Jesus fala dos seguintes sinais (milagres) que seriam realizados em Seu nome:
            “Em meu nome, expelirão demônios”: autoridade na batalha espiritual; “falarão novas línguas”: poder para testemunhar; “pegarão em serpentes”: enfrentamento de demônios; “e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal”: livramento; “se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (18): sinais para testemunhar.
            Os sinais possibilitariam o testemunho.
            Entre os versículos 18 e 19 existem quarenta dias de diferença. Atos 1.3 diz: “A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus”(Leia Atos 1.1-11).
            Marcos diz que “o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus”. Estar assentado a destra de Deus significa autoridade para agir e para interceder pela vida da igreja.
A Ascensão do Senhor ocorreu quarenta dias após a Páscoa. Segundo Lucas 24.50,51, ocorreu quando o Senhor ia a Betânia: “Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu”. Provavelmente ocorreu no Monte das Oliveiras, no caminho para Betânia.
            Não foi uma partida melancólica e triste. Pelo contrário, os apóstolos ficam motivados para testemunhar tudo que Jesus fez e ensinou. “Eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam” (20). Eles pregavam e Jesus confirmava a Palavra por meio dos Sinais. A ascensão foi o selo do ministério do Senhor e a certeza de que Ele um dia voltará nas nuvens para nos buscar.  

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________

·         Sou enviado a pregar o Evangelho e fazer discípulos de Jesus por todo o mundo.
·         Preciso ser fiel ao “Ide” de Jesus. Tenho que sair das quatro paredes e levar o Evangelho onde as criaturas precisam ser transformadas em filhos.
·         Sou responsável de pregar o Evangelho. Todos que creem precisam ser levados ao Batismo. Preciso trabalhar para que, por minha causa, muitas vidas possam passar pelo batismo.
·         Não posso ficar triste por que uns não irão crer. Preciso ficar motivado porque muitos irão crer e serão batizados. Meu foco precisa estar nos que crerão. Esta deve ser minha motivação.
·         Os sinais irão acompanhar a minha vida e a vida de todos que creem.
·         No Nome de Jesus tenho autoridade espiritual, poder para testemunhar e livramento.
·         Sei que Jesus foi assunto ao céu, está assentado à direita de Deus e intercede por minha vida.
·         Ele permanece com as mãos estendidas para nos abençoar.
·         Preciso partir para testemunhar. Sei que os sinais irão confirmar a Palavra que anunciarei.
·         Serei bem sucedido na missão assim como foram os apóstolos.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

Senhor. Aceito teu chamado para minha vida. A minha missão é fazer discípulos e discípulas para o Senhor Jesus. Desejo ser fiel ao Ide que o Senhor estabeleceu para a igreja. Que através da minha vida muitas pessoas sejam levadas ao Batismo. Continue confirmando o meu trabalho através dos sinais. Que minhas mãos sirvam para libertar e abençoar. O Senhor foi elevado aos céus e permanece intercedendo por nós. Fortalece nossa igreja para a missão. Por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________________

Conclusão:
A Ascensão de Cristo fala sobre a missão que recebemos, e sobre o poder que Jesus nos deu para a sua realização. O Senhor está assentado a direita de Deus Pai e enviou o Espírito Santo para estar ao nosso lado. Com o Espírito Santo faremos muitos discípulos e discípulas, e os sinais nos acompanharão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário