terça-feira, 23 de abril de 2019

2º Domingo da Páscoa - Ano C





Resultado de imagem para Jesus aparece para Tomé icone

2º Domingo da Páscoa
Bem-aventurados os que não viram e creram
Jo 20.19-31.

O Evangelho de hoje nos ensinará a viver confiantes na misericórdia do Senhor. Jesus retira nosso medo, ministra a paz, a alegria e nos comissiona no poder do Espírito Santo para a missão que nasce no coração de Deus. Aprendemos com Tomé a não perder a comunhão com a igreja e nem agir na incredulidade. Veremos a ação do Jesus misericordioso restaurando a vida de Tomé e nos ensinado a ser bem-aventurados no reino de Deus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho? ___
No domingo da ressurreição, na parte da noite, os apóstolos estavam escondidos em uma casa com as portas trancadas, com medo dos judeus. Criam que iriam morrer como o Senhor Jesus, caso fossem descobertos (1). É neste contexto de medo e insegurança que o Senhor aparece.
O Senhor ministra a paz em meio ao tormento que estavam vivendo (1): “Paz seja convosco”!
Para provar que era realmente o Jesus ressuscitado, Ele mostrou suas mãos e o lado que foi transpassado pela lança (20). Isso trouxe grande alegria aos discípulos.
Novamente Ele ministra a paz e o os envia como missionários (21): “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Para que pudessem cumprir a Missão, o Senhor Jesus soprou sobre eles o Espírito Santo (22) e lhes deu o poder para perdoar pecados (23).
 Infelizmente Tomé não estava presente quando o Senhor apareceu (24) e duvidou do testemunho dos seus irmãos (25): “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei”.
 Precisou esperar uma semana ter um encontro com o Jesus ressuscitado (26). Quando Jesus reaparece aos apóstolos, fala diretamente a Tomé (27): “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.
Tomé, impactado com a presença de Jesus, declara (28): “Senhor meu e Deus meu”!
 Jesus então o exorta (29): “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”.
Tomé e restaurado e aprende a lição sobre a fé que funciona e nos faz bem-aventurados.
Nem todos os milagres de Jesus foram escritos nos Evangelhos. Os que foram registrados tem o seguinte propósito (31): “...para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?___

·         Os apóstolos estavam escondidos de medo. Sabemos que o medo e a incredulidade nos trancam e paralisa nossas ações.
·         É neste contexto de medo e insegurança que o Senhor aparece para ministrar sobre nossa vida a paz.
·         Sua presença em nossa vida é a confirmação de que Ele está vivo e atuante em nosso meio.
·         A presença de Jesus trouxe alegria aos apóstolos. Jesus presente sempre promove a bênção da alegria.
·         Assim como Senhor enviou os apóstolos, somos também enviados para a salvação do mundo.  
·         Precisamos que o Senhor sopre sobre nós o Espírito Santo. Esta é a capacitação que necessitamos para realizar a missão.
·         Ele nos deu o poder para perdoar pecados. Não precisamos mais guardar mágoas nem rancores.
·         Tomé não estava presente e perdeu a bênção. Quando falto aos cultos ou as reuniões da célula, acabo perdendo as ministrações de Jesus para minha vida.
·         Tomé não estava presente e agiu com incredulidade. Quanto mais eu me afasto da igreja, mais meu coração é mergulhado na incredulidade.
·         Tomé não estava presente na Igreja e teve que esperar oito dias para ser ministrado pelo Senhor. Muitas vezes temos que esperar muito tempo a ação de Deus por causa de nossas atitudes e ausências na obra do Senhor.
·         Jesus misericordioso reaparece para Tomé e permite que ele tenha sua própria experiência com o ressuscitado (Põe aqui o dedo e vê). Jesus está trabalhando para que tenhamos uma experiência pessoal com Ele.
·         Com o encontro com Jesus, Tomé é impactado e sua declaração de fé muda: “Senhor meu e Deus meu”. Quando temos um verdadeiro encontro com Jesus, nossas palavras e vida mudam.
·         Somos bem-aventurados quando não vemos e cremos. Isso agrada o Senhor e é o que Ele espera de nós.
·         A vontade de Deus é que conheçamos a Bíblia Sagrada para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhamos vida em seu nome.
·         Você deseja aceitar Jesus agora como teu Senhor e Salvador?

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): ________________
Pai. Obrigado pela ressurreição do Senhor Jesus. Ele está conosco retirando o nosso medo e ministrando a paz e a alegria. Ele nos comissiona para a missão. Por isso precisamos receber o sopro do Espírito Santo em nossa vida. Ajude-nos a viver a vida da igreja para que nunca venhamos perder suas ministrações e direcionamentos. Perdoe a nossa incredulidade. Obrigado por sua misericórdia que nos faz experimentar um novo encontro contigo a cada dia. Desejamos viver a fé de crer mesmo sem ver. Assim seremos bem-aventurados nos Senhor. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo com o Pai. Um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
Hoje aprendemos sobre o Jesus misericordioso que retira nosso medo, nos dá a alegria e a paz e nos comissiona para a missão no poder do Espírito Santo. Ele sempre irá trabalhar para que tenhamos novas experiências com a sua presença. A fé é fundamental para que possamos viver tudo que Deus tem para realizar em nossa vida. A vida da igreja e suas atividades são essenciais para que possamos ser ministrados por Jesus e cresçamos na graça.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário