quarta-feira, 17 de abril de 2019

Domingo da Páscoa do Senhor - Ano C




Resultado de imagem para Pedro e joão correm ao tumulo

Domingo de Páscoa
O Túmulo Vazio
João 20.1-9
O que é a Páscoa para você? _____________________

A Páscoa do Senhor é a maior Celebração do Ano Cristão. Vivemos este santo dia todos os domingos. Para nós, discípulos de Jesus, o domingo semanal é uma reprodução do dia da Páscoa. Por isso vamos a igreja adorar ao Senhor no Domingo. Hoje o Evangelho apresenta Maria madalena, Pedro e João como as primeiras testemunhas da ressurreição. Hoje somos discípulos que testemunhamos ao mundo que o Senhor Jesus morreu, mas ressuscitou e em breve voltará para buscar a igreja. Somos testemunhas da ressurreição do Senhor.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho? ___

O Evangelho de João narra que no domingo (No primeiro dia da semana), Maria Madalena foi ao túmulo visitar o Senhor.
Seu objetivo não era encontrar com o Jesus ressuscitado, mas prestar, como judia, as últimas homenagens ao seu Senhor morto. Isso demonstra amor e respeito.
Foi bem de madrugada, ou seja, às 6 horas da manhã, quando ainda estava escuro.
Ao chegar ao local do sepulcro, percebe que a Pedra havia sido removida. Ela não vê anjos e nem encontra com Jesus. Assustada, volta correndo até onde Pedro estava com os demais apóstolos e diz (2): “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
Ela havia pensado que o corpo do Senhor Jesus havia sido roubado.
Pedro e João correm até o túmulo para confirmar o relato de Madalena. Este movimento dos apóstolos demonstra a preocupação pelo corpo do Senhor.
João corre na frente (é mais novo), olha para dentro, o linho no chão, mas não entra. Pedro vem depois e entra direto no Túmulo do Senhor. O Túmulo estava completamente vazio.
Ele viu apenas as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, “não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte” (6,7).
João entrou depois, viu e acreditou. Acreditou que Jesus estava vivo. Havia ressuscitado.
Até aquele momento ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos (9). Contudo, vendo o Túmulo vazio, acreditaram nas Palavras do Senhor.
Pedro e João retornam para casa e Maria fica junto ao túmulo do Jardim e tem um encontro pessoal com Cristo. Depois desta encontro o testemunho de Maria é: “Eu ví o Senhor!

Resultado de imagem para Pedro e joão correm ao tumulo
II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?___

  • Maria demonstra amor mesmo quando Jesus permanece “impotente” no túmulo. Não posso adorar a Deus somente quando minhas vontades tem sido realizadas. Preciso adorar Jesus em qualquer circunstâncias. Minha adoração não pode ser bancária, visando troca. Mas precisa ser de amor. Amo Jesus mesmo que nada aconteça.
  • Maria se assusta ao ver o túmulo vazio. Ela espera ver o corpo de Jesus. Muitas vezes nossas esperanças são equivocadas. Não compreendemos as Escrituras e esperamos encontrar o que nunca iremos encontrar.
  • Maria busca ajuda dos apóstolos. Ela pertencia ao grupo da Igreja. Precisamos ter uma igreja para congregar, ser fiel, ser batizado e dizimar. Precisamos ter um grupo de amigos espirituais, discipuladores, que nos ajudem nos momentos difíceis.
  • João corre na frente mas não entra. Quantas vezes nós chegamos perto da bênção, mas o medo nos trava? Precisamos vencer o medo e avançar para as coisas novas que Deus tem para fazer em nossa vida.
  • Pedro entra e contempla o milagre. Somente com ousadia iremos contemnplar os milagres de Deus.
  • João entra após Pedro e acredita nas Escrituras. Muiotas vezes temos as Escrituras, mas não acreditamos nelas. Precisamos ter a graça para confiar em Deus em todas as áreas de nossa vida.
Resultado de imagem para Pedro e joão correm ao tumulo

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): ________________________
Senhor! Obrigado pela ressurreição do Senhor Jesus. Ele não permaneceu morto, mas está vivo. O adoramos por sua morte e por sua ressurreição. Ajudamos a ter o amor de Maria madalena e a ousadia de Pedro. Nos ajude a acreditar assim como o Senhor ajudou a João. Que a imagem do túmulo vazio esteja sempre em meu coração. Que possamos ser testemunhas do Jesus ressuscitado. Que, como comunidade da igreja, possamos nos alegrar todos os dias pela Páscoa do Senhor. Por Jesus Cristo ressuscitado, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e Sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _
_________________________________________________________________________


Conclusão:

A Alegria da ressurreição precisa ser evidente em nossa vida. O que importa de fato é que Cristo ressuscitou, Nada mais tem importância.. Nada deveria nos causar ansiedade ou depressão. Jesus ressuscitou e isso basta. Que nossa mente esteja a memória do Cristo que morreu e na celebração do Cristo que ressuscitou. Jesus ressuscitou! Ele ressuscitou realmente!

Resultado de imagem para Tumulo vazio

Nenhum comentário:

Postar um comentário