terça-feira, 30 de abril de 2019

3º Domingo da Páscoa - Ano C


Imagem relacionada
3º Domingo da Páscoa
Lançai as Redes do lado Direito
João 21.1-19

O Evangelho do 3º Domingo do Tempo Pascal nos ensina a confiar na presença do Jesus ressuscitado. Ele estará sempre conosco nos orientando e nos suprindo. Basta obedecermos e o amarmos mais do que tudo. Jesus nos auxilia na missão. Poderemos esperar sua presença, seu suprimento e sua alegria. Com Jesus, mesmo na noite mais escura da nossa vida, é só vitória.  Nunca estaremos sozinhos na missão de pescar vidas para o Reino de Deus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). O que relata o texto do Evangelho? ___
            O Evangelho narra a terceira aparição de Jesus ressuscitado aos discípulos. Eles já haviam visto Jesus em Jerusalém e foram para a Galiléia. Esperavam novas instruções do Senhor. Principalmente Pedro (1).
            Estavam sete discípulos, junto ao mar de Tiberíades, pescando (2): “Simão Pedro, Tomé, Natanael, os filhos de Zebedeu (Tiago e João) e mais dois dos seus discípulos”.
            Os sete discípulos, na liderança de Pedro, passaram a noite inteira tentando pescar e nada apanharam (3).  
            Pela manhã, Jesus aparece na praia, mas seus discípulos não o reconheceram (4). Ele faz uma simples pergunta (5): “Filhos, tendes aí alguma coisa de comer”? Eles respondem que não. Observe que Jesus os chama de filhos. Há uma intimidade na fala do Senhor Jesus.
            O Senhor lhe diz (6) “Lançai a rede à direita do barco e achareis”.
Eles obedeceram a voz do Senhor e “já não podiam puxar a rede, tão grande era a quantidade de peixes”.
João é o primeiro a identificar Jesus e diz a Pedro. Pedro lança ao mar e vai ao encontro do Senhor nadando (7).  O barco estava a 100 metros da praia, e os discípulos vieram puxando as redes (8).
Quando chegaram em terra (9) “viram ali umas brasas e, em cima, peixes; e havia também pão”. O Jesus que pediu comida já havia providenciado o alimento, e solicita mais peixes para completar a mesa (10): “Trazei alguns dos peixes que acabastes de apanhar”.
            Pedro puxa a rede com 153 peixes e a rede não se rompeu (11). Jesus os convida para comer e todos ficam em silêncio sabendo que era o Senhor (12). Jesus, como na Ceia, serve o Pão e depois serve o peixe (13).
            Após terem comido os pães e peixes, Jesus pergunta três vezes a Pedro (15): “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros”?
Pedro responde nas duas primeiras vezes: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”.
Na terceira vez que Jesus pergunta, Pedro fica entristecido e responde (17): Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo.
Nas três vezes que Pedro responde Jesus diz: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pero foi o primeiro apóstolo a receber a incumbência de ser pastor. Ele foi o primeiro pastor levantado pelo Senhor Jesus. Foi o primeiro pastor da Igreja primitiva.
No final do diálogo o Senhor revela como Pedro seria morto para glorificar a Deus (18): “Em verdade, em verdade te digo que, quando eras mais moço, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”.
Segundo Orígenes de Alexandria, Pedro foi morto em Roma, crucificado de cabeça para baixo.
 Resultado de imagem para Pedro tu me amas

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?): O que Deus falou com você neste Evangelho?___
·         Jesus apareceu várias vezes aos apóstolos, e continua a se manifestar em nossa vida para que possamos receber suas instruções. Precisamos estar atentos a voz do Senhor.
·         Jesus vai a onde seus discípulos estão. Jesus foi ao mar de Tiberíades e vai a onde colocamos o nosso pé em missão. Não preciso ter medo de ir fazer missões.
·         Como os sete discípulos, muitas vezes nosso trabalho demora a dar frutos. Passamos a noite e nada pescamos.
·         Assim como fez com os discípulos, Jesus nos chama de filhos, pergunta sobre a nossa situação, mas já providenciou a bênção.
·         Precisamos ouvir as instruções do Senhor e obedecer nos mínimos detalhes. A obediência trará resultados maravilhosos.  
·         Pedro deixa os peixes e nada ao encontro do Senhor. Precisamos sempre nos esforçar para irmos ao encontro do Senhor.
·         Jesus já havia preparado o peixe e o pão na brasa. Ele já providenciou todo o nosso suprimento. Basta sermos obedientes. Inclusive nos dízimos e ofertas.  Ele tem pão e peixe preparados para nos servir.
·         Jesus deseja saber se nós o amamos mais do que amamos as pessoas. Somente dessa forma poderemos ser bênção para os outros.
·         Esta pergunta o Senhor fará muitas vezes em nossa caminhada. Nunca o meu amor poderá ser transferido para o próximo sem que Jesus esteja em primeiro lugar.
·         Desejamos glorificar a Deus na nossa vida e em nossa morte. Que as pessoas possam dizer em nossa morte: Este glorificou a Deus em sua vida e em sua morte.
·         Jesus dá a direção para a vida (apascenta as minhas ovelhas) e para a morte (assim irá glorificar a Deus). Que possamos realizar a missão que o Senhor tem nos dado para a glória de deus.
 Resultado de imagem para A morte de são pedro
III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?): ________________
            Senhor Deus. Muito obrigado pelo Evangelho que nos faz recordar que o Senhor está conosco mesmo nas noites em que passamos nos esforçando e nada conseguindo. Nos de a graça da presença do Senhor Jesus nos orientando e nos consolando. Que possamos obedecer suas direções para cada situação de nossa vida. Sabemos que na obediência iremos pescar nosso suprimento. Por isso, seremos fieis nos dízimos e na santidade. Desejamos-nos te amar mais do que tudo. Desejamos receber do Senhor a missão para a nossa vida e para a nossa morte. Por Cristo Jesus nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Um sói Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus? _

Conclusão:
            O Evangelho nos ensinou a depender unicamente do Senhor. Jesus ressuscitado estará sempre conosco nos auxiliando na missão. Em obediência iremos pescar muitas vidas e seremos supridos em todo. Basta confiarmos e obedecermos. Com Jesus é só vitória, mesmo no sofrimento.
Resultado de imagem para Jesus com o pao e o peixe na brasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário