terça-feira, 12 de novembro de 2019

33º Domingo Comum - Ano C



Imagem relacionada
33º Domingo Comum
Perseverança nos Dias Finais
Lc 21.5-19

Sabemos que o mundo irá caminhar de mal a pior. Tantos as leis dos homens, quanto a própria natureza, irão causar grandes destruições na família e na sociedade. Tudo isso são sinais da volta de Cristo. São apenas os princípios das dores. A única coisa que o Senhor nos pede é a perseverança. Ele diz: É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma (Lc 21.19). Muitos começam e desistem no meio do caminho. Precisamos zelar pela perseverança. Não podemos desistir da fé, da obra de Deus e de nosso compromisso com a Igreja do Senhor. Na nossa perseverança ganharemos a nossa alma.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 
O Senhor Jesus está no Templo de Jerusalém com seus discípulos. Este não era o Templo de Salomão. O primeiro Templo foi destruído no ano 558 aC por Nabucodonosor. Somente depois de 70 anos que os judeus voltaram a reconstruir o Templo.  No século I  aCHerodes o Grande,  ordenou uma remodelação ao templo, com o propósito de agradar ao Imperador romano  Júlio César, mandando construir num dos vértices da muralha a Torre Antônia, uma guarnição romana que dava acesso direto ao interior do pátio do templo. Esta mudança que Herodes fez simbolizou uma profanação para os judeus. Apesar disso, o Templo ficou muito bonito e soberbo. Passou a ser chamar Templo de Herodes.
É neste contexto que entendemos a admiração dos discípulos de Jesus. O Texto diz que (5) “falavam alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de dádivas”.
Diante de tal admiração, o Senhor profetiza a destruição completado templo de Herodes (6): “Vedes estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada”. Isso ocorreu no ano 70 dC quando veio o general Tito com o poderoso exército romano. Destruiu o Templo, a cidade e mataram milhares de judeus.
Os discípulos desejaram saber o tempo quando tudo seria cumprido (7). E neste instante que o Senhor faz várias profecias sobre o princípio das dores.
            Aparecerão falsos Cristos anunciando o dia final (8).
Ocorrerão guerras e revoluções (9). Sobre isso Jesus orienta: “não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam estas coisas, mas o fim não será logo”.
            O Senhor afirma que nação se levantaria contra nações (10), haveria grandes terremotos (11), epidemias e fome em vários lugares.
            Além disso, ocorrerão fenômenos no céu: “coisas espantosas e também grandes sinais do céu”. 
            A perseguição sobre os discípulos de Jesus seria um fato em toda a história (12) “lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome”.
Toda a perseguição serviria de oportunidade para que a igreja desse testemunho (13-15).  O sofrimento ocorreria até mesmo dentro de casa (16): “E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós”.
Os verdadeiros discípulos do Senhor seriam odiados de todos os lados (17), mas o Senhor os guardará para a vida eterna. Jesus diz (18): “não se perderá um só fio de cabelo da vossa cabeça”.
Jesus conclui dizendo aos seus discípulos (19): “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).
·         Toda a beleza e construção humana serão destruídas. Não ficará pedra sobre pedra. Por isso nosso coração precisa estar em Deus.
·         Não podemos seguir a falsos profetas e a falsos Cristos. Precisamos ter zelo doutrinário para não sermos enganados.
·         Antes do fim do mundo haverá uma sequencia de acontecimentos. Serão os princípios das dores. Precisamos estar preparados para ser a esperança do mundo com a Palavra de Deus.
·         Podemos esperar mais guerras, grandes terremotos, epidemias e fome na terra. Precisamos nos preparar para ser o sal e a luz do mundo.
·         A perseguição sobre os verdadeiros discípulos é inevitável.  
·         O propósito da perseguição é o nosso testemunho. Não podemos perder nenhuma oportunidade para falar do amor de Jesus.
·         Muitas vezes seremos perseguidos até mesmo dentro de casa. Jesus diz: “E sereis entregues até por vossos pais, irmãos, parentes e amigos; e matarão alguns dentre vós”.
·         Seremos odiados pelo mundo, contudo, amados e guardados pelo Pai.
·         Temos que ser perseverantes diante de todas as lutas e perseguições. Não podemos sair da Igreja, abandonar nossa fidelidade, e deixar nosso grupo de discipulado. Jesus nos diz (19): “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

Senhor. Obrigado por seu amor e orientação. Sabemos que o mundo está caminhando para o fim. Desejamos ser perseverantes diante de tantas lutas e perseguições. Que sejamos o sal da terra e a luz do mundo nos tempos finais. Que não venhamos desistir de ser fieis aos votos. Ajude-nos a caminhar na perseverança da fé. Não nos deixes perder o ânimo, o amor, a fé e a esperança. Com o Senhor seremos fiéis até a morte. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?  

Conclusão:
Hoje aprendemos sobre os dias finais e a perseverança. Muitos começam com a alegria, a caminhada da f é, mas desistem pelo caminho. Que possamos lutar pela nossa salvação. Ouçamos o Senhor Jesus: “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”. Que sejamos perseverantes no testemunho, na fidelidade, na frequência aos cultos e na célula. Que sejamos perseverantes em nosso testemunho e em nossas devocionais particulares. Que sejamos perseverantes na leitura diária da Bíblia e nos dízimos e ofertas. “É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário