terça-feira, 6 de setembro de 2022

Evangelho do 24º Domingo Comum - Ano C

 

24º Domingo Comum

 A Alegria na Conversão do Pecador
Lc 15.1-32.
 

Como devemos receber as pessoas que um dia se desviaram da Igreja?

O Evangelho de hoje apresenta uma parábola em três partes: a ovelha perdida, a dracma perdida e o filho perdido. O Senhor, com estas histórias, demonstra aos religiosos que murmuravam por sua aproximação com os pecadores, que devemos nos alegrar pelas pessoas que retornam para a casa do Pai. O arrependido e convertido devem causar alegria em nosso coração. Devemos regozijar sempre pela conversão do pecador.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

            Os pecadores se aproximavam de Jesus. O Senhor era acessível a todos. O Evangelho diz que “Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir”. Os publicanos eram odiados pelos judeus, pois eram cobradores de impostos que trabalhavam para Roma.  Os pecadores eram as prostitutas e pessoas não envolvidas com a vida religiosa.

Os fariseus (um grupo judeu muito zeloso) e os escribas (copiadores e estudiosos da Bíblia) vendo esta atitude de Jesus em recebê-los, começaram a murmurar, dizendo: “Este recebe pecadores e come com eles”.

Sabendo disso, o Senhor propôs uma parábola em três partes.

A primeira é parábola da Ovelha Perdida (4-7). Jesus fala que seus ouvintes deixariam as 99 ovelhas no aprisco para buscar uma perdida. E quando a encontra, chama seus amigos e vizinhos para se alegrar. Assim também ocorre com a conversão do pecador (7): “Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”.

 A segunda parábola é sobre qualquer mulher que perdendo uma dracma (equivale a uma diária de trabalho)  dentro de casa a procura diligentemente. E quando a acha, chama suas amigas e vizinhas para se alegrar. Assim também ocorre com a salvação do pecador (10): “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Por último o Senhor Jesus conta a parábola do filho que deixa a casa do pai e gasta toda a parte de sua herança. Depois de se arrepender, volta, é acolhido com honras pelo pai, mas é rejeitado pelo filho mais velho que havia ficado em casa (11-32). Na parábola, o filho que perde tudo são os pecadores e o filho que fica em casa são os fariseus e escribas. Diante da murmuração dos religiosos o Senhor diz sobre os pecadores simbolizados no filho pródigo (a palavra pródigo significa esbanjador) (32): “...era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado”. Ao invés dos religiosos estarem murmurando, deveriam se alegrar.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         Os pecadores se aproximavam de Jesus. Eu permito que os pecadores se aproximem de mim para ouvir as boas novas de salvação?

·         Tenho murmurado ou tenho me alegrado quando o desviado volta para a igreja?

·         Tenho procurado as ovelhas pedidas fora da igreja? Preocupo-me em buscar quem está fora do aprisco?

·         Tenho que fazer festa com a vida de todos que retornam para os caminhos do Senhor.

·         A Dracma estava perdida dentro de casa. Tenho me preocupado com os perdidos que estão dentro da igreja? Com aqueles que visitam a casa do Senhor, mas ainda não se decidiram pelo santo batismo?

·         O filho pródigo não valoriza a casa do Pai. Tenho valorizado a alegria da Igreja do Senhor?

·         Tenho me comportado como o filho mais velho que se recusa a aceitar os pecadores arrependidos ou com o Pai que acolhe o perdido?

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

            Senhor. Ajuda-me a ser misericordioso com os pecadores. Ajuda-me a me alegrar com os arrependidos e convertidos. Que eu tenha o coração de Jesus para amar e buscar as pessoas desviadas da Igreja. Muitas vezes temos mais alegria em buscar ovelhas perdidas e dracmas perdidas (bens materiais), do que buscar as vidas perdidas. Desejo ser um resgatador de almas para o Teu Reino. Por Cristo Jesus, nosso Salvador, um só Deus com o Pai e com o Espírito Santo. Agora e para sempre Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?          

 

Conclusão:

            O Evangelho de hoje nos desafiou a amar os pedidos e a buscá-los. São preciosos para Deus assim como uma ovelha é preciosa para seu dono, e como uma dracma é preciosa para quem a perde. Precisamos receber o perdido com as honras que o Pai recebeu seu filho pródigo. 

            Nosso coração precisa estar alegre com a conversão do pecador. Por isso não podemos deixar de buscar as vidas desviadas. Precisamos voltar a pratica de, em todos os cultos, trazer visitantes, para que possam ter a oportunidade de receber a graça do Senhor.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário