segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Evangelho do 23º Domingo Comum - Ano C.

 

23º Domingo Comum
 A Exigência da Abnegação
Lc 14.25-33.

           

Abnegação é a renúncia à própria vontade em função de anseios espirituais e dos princípios do Evangelho.

A Abnegação é renúncia a tudo por Jesus Cristo. É o sacrifício requerido no Novo Testamento. Quem não aprendeu a abnegar não é fiel e nem faz a vontade de Deus. Sempre usará a família, o trabalho ou outros compromissos para justificar sua falta de fidelidade ao Senhor. Isso em todos os aspectos: nos compromissos aos cultos, na célula, nos dízimo e no trabalho do Senhor. Hoje o Evangelho nos ensinará sobre a exigência da Abnegação.

 

 

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

O v.25 diz que “grandes multidões o acompanhavam”. Estavam seguindo ao Senhor pelos benefícios que recebiam. Mas será que estavam dispostos a renunciar algo caro pelo Evangelho que estavam recebendo?

Jesus diz a esta multidão (26): “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo”.

A multidão deveria colocar Jesus em primeiro lugar, ainda que isso viesse a aborrecer a família e a própria vida. Sem este sacrifício nunca uma pessoa poderia se tornar discípula.

O discipulado exige o sacrifício da cruz e da renúncia (27): “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo”.

Para ilustrar esta palavra o Senhor Jesus cita duas parábolas. A primeira fala do homem que vai construir uma torre, mas primeiro precisa calcular os gastos para ver se tem condições de terminá-la, para não passar vergonha em deixar a obra inacabada (28-30).

Jesus cita também a parábola do rei que antes de ir ao combate faz o cálculo do número dos seus soldados. Se entender que não dá para enfrentar o outro rei, envia uma embaixada e solicita um acordo de paz.

O Senhor Jesus está dizendo claramente que, antes da multidão decidir ser discípula, precisa ver se está disposta a renunciar a tudo. Porque quem tenta ser discípulo e não renuncia, passa vergonha; e no mundo espiritual é ridicularizado como um falso discípulo e como uma torre inacabada. Jesus diz (33) “Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”. Preste atenção na Palavra: “Não pode”!

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         Estou seguindo o Senhor para ser beneficiado ou para me tornar um verdadeiro discípulo?

·         Preciso colocar Jesus em primeiro lugar, ainda que isso venha a aborrecer minha família e a minha própria vida.

·         Sem este sacrifício nunca poderei me tornar discípulo.

·         O discipulado exige o sacrifício da cruz e da renúncia.

·         Preciso calcular: estou disposto a ser discípulo de verdade?

·         Já renuncio a tudo por Jesus?  Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”.

·         Tenho usado a família, o cansaço físico e o trabalho para justificar a minha falta de compromisso com o Reino de Deus?

·         Tenho usado a situação financeira para justificar minha infidelidade aos dízimos e ofertas?

·         Preciso sair desta reunião com o desejo de ser um discípulo abnegado. Aquele que renuncia a tudo pelo Senhor Jesus.

 

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

            Senhor. Não desejo passar vergonha. Verdadeiramente estou conhecendo o preço do discipulado.             O Senhor tem me ensinado a viver o sacrifício da abnegação. Com a tua graça desejo caminhar na renúncia e no amor. Ajuda-me a ser um discípulo fiel até o final de minha vida. Que eu não seja uma torre inacabada ou um exército derrotado. Ajuda-me a viver amando a família, mas colocando Jesus em primeiro lugar. Que eu seja firme em minha decisão ainda que isso venha a aborrecer meus queridos e minha própria vida. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, Um único Deus com o Pai e com o Espírito Santo. Agora e sempre. Amém.           

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?          

 

Conclusão:

            O Evangelho nos provocou sobre o preço do discipulado. Aprendemos que ser discípulo é a característica daquele que tudo renuncia pelo Senhor Jesus. Que possamos ser fiéis em tudo: no testemunho, na santidade e aos dízimos, para que tenhamos o certificado espiritual de que realmente somos discípulos completos. Devemos lutar para não ser uma torre inacabada e ridicularizada pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário