terça-feira, 27 de setembro de 2022

Evangelho do 27º Domingo Comum - Ano C

 


27º Domingo Comum

A Fé que gera Milagre e Humildade

Lc 17.5-10.

 

O Evangelho de Hoje nos ensina sobre a fé baseado em duas práticas: A fé que realiza milagres e a fé que produz humildade. É muito fácil o milagre nos levar ao orgulho e arrogância. Mas junto com a fé que produz milagres, Deus deseja que venhamos a produzir a fé da humildade e da simplicidade. Um desafio que devemos viver todos os dias.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

Em Lucas 17.3,4 o Senhor Jesus fala sobre a necessidade de perdoar sempre. Diante desse difícil desafio, os apóstolos pedem com sinceridade (5): “Aumenta-nos a fé”.

      O Senhor então ensina que a questão não era a de aumentar ou diminuir a fé, mas de apenas exercer a fé. Se a pessoa tem fé, precisa apenas ativá-la através do poder da palavra.

O Senhor explica que o tamanho da fé é o que menos importa. Ele diz (6): “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira (Em Mt 17.20 fala de monte): Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá”.

Aqui não se trata de uma grande fé, mas de uma grande ação da fé. O grão de mostarda tem apenas 2 mm de diâmetro e é utilizado pelo Senhor Jesus para se referir ao tamanho da fé necessária. Ou seja, não existe tamanho, mas é exigido ação.

No mesmo Evangelho o Senhor fala da humildade. No contexto da escravidão, nenhum senhor precisava agradecer ao servo que fez o que lhe foi ordenado. Ele é servo e tinha a obrigação de cumprir a ordem recebida. Leia novamente os versículos 7-9. Jesus diz (9): “Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado”?

 Os apóstolos deveriam exercer a fé para mover montanhas, contudo, era necessário permanecer no caminho da simplicidade e da humildade. Jesus exorta (10): “Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         Preciso hoje pedir para o Senhor aumentar a minha fé? Principalmente na questão de relacionamentos e perdão?

·         Aprendemos que a questão não é aumentar a fé, mas praticar e exercer a fé que temos no Senhor.

·         O tamanho da fé não importa. O que importa é a minha atitude. Tenho que ter fé e exercitar através da Palavra.

·         A fé só se expressa pala ação. Não preciso ter uma grande fé. Preciso ter uma grande ação de fé.

·         A fé que realiza milagres precisa ser a mesma fé que faz com que nos coloquemos em nossa posição de servo. Nunca a vida de milagre pode nos conduzir para o caminho da arrogância.

·         Tenho que entender que nada mereço. Faço somente o que é obrigação. Sou apenas servo para cumprir o que o Senhor manda.

·         A vida de milagres não pode me conduzir a vida de arrogância.

·         Devo dizer diariamente depois de realizar uma obra para o Senhor: Sou servo inútil, porque fiz apenas o que devia fazer.

·         O Senhor não nos manda ser inúteis. Ele nos exorta a sermos ativos e operantes na obra do Senhor, mas com um espírito humilde e santo que diz: Somos servos inúteis. 

 

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

            Senhor. Desejo exercer a fé ensinada por seu Filho. Sei que se minha fé foi ativada, não importa a o seu tamanho, importa a ação das minhas palavras e atitudes. Desejo exercer a fé para mover as montanhas e amoreiras do meu caminho. Que eu viva uma vida de milagre e que minha fé seja integralmente humilde e santa para que possa dizer na sinceridade do meu coração: Sou servo inútil, porque fiz apenas o que devia fazer. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo com o Pai, um só Deus agora e sempre. Amém.

           

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?          

 

Conclusão:

            Temos fé em Cristo e agora precisamos sair e exercer esta fé na salvação de homens e mulheres. Esta fé ativada remove montanhas e amoreiras. Precisamos viver a dimensão da confissão da fé. Confessar tudo que Jesus fez por nós e tomar posse da vitória em Cristo. Que nossa fé nos leve a uma vida de milagres e de humildade no caminho do Senhor. Amém.        

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário