quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Evangelho do 3º Domingo Comum - Ano A

 



Domingo, 22 de janeiro

3º Domingo Comum

Eu os farei pescadores de homens.

 Mateus 4.12-23

 

 

Como um pescador trabalha?

Quem foram os primeiros apóstolos do Senhor?

O que é um apóstolo?

Já sou um “apóstolo” do Senhor Jesus?

 

3º Domingo do Tempo Comum:

            O Tempo Comum é a Escola da Fé. Neste 3º Domingo do Tempo Comum encontramos o Senhor Jesus iniciando seu ministério junto ao Mar da Galiléia. Ele percorre toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo. Para auxiliar no ministério Jesus começa a separar seus primeiros apóstolos Pedro e Andre e João e Tiago que são pescadores. Este Evangelho nos convoca a sermos trabalhadores do Senhor e pescadores de homens.

 

I. O que o Evangelho diz?

            O Evangelho narra que o Senhor Jesus, quando ouviu que João Batista havia sido preso, voltou para a Galiléia. Não foi morar em Nazaré, a cidade de sua infância, mas (12) “foi morar em Cafarnaum, situada à beira-mar, na região de Zebulom e Naftali”. Escolheu este lugar para cumprir a profecia de Isaías 9.1 (leia o texto).

            O Senhor Jesus, com seu ministério, seria a grande a luz para as pessoas que viviam nas trevas: “aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz”.

            A luz tem início com arrependimento. A primeira mensagem do Senhor foi arrependimento. Ele dizia (17): “Arrependam-se,  porque está próximo o Reino dos Céus”.

            Para auxiliar nesta missão de pregar o arrependimento, e dar continuidade ao ministério o Senhor começou a chamar auxiliares. Os primeiros apóstolos (esta palavra significa enviados) foram os irmãos Pedro e André que eram pescadores e estavam lavando suas redes. Jesus lhes diz (19): “Venham comigo, e eu os farei pescadores de homens”.

            Milagrosamente eles deixaram as redes e o seguiram imediatamente (20). Foi um convite espiritual que tocou em seus espíritos. Foram convencidos e atraídos pelo Espírito Santo para seguirem na Missão de Jesus.

            Logo após vem Tiago e João. “Eles estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e Jesus os chamou. Então eles, no mesmo instante, deixaram o barco e seu pai e seguiram Jesus” (21,22).

            Com os seus primeiros quatro auxiliares, o Senhor Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todo tipo de doenças e enfermidades entre o povo.

            Foi o início de seu ministério. Um maravilhoso ministério que teve continuidade com os apóstolos e com a Igreja do Senhor.  

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         O Senhor Jesus é a luz em nossas trevas. Todo encontro com Jesus produz luz.

·         A primeira mensagem do Senhor é o arrependimento. Eu já tenho vivido na prática do arrependimento?

·         Jesus precisou de auxiliares. Eu desejo ser um auxiliar do Senhor?

·         Desejo ser usado pelo Senhor?

·         Estou disposto a largar as redes para seguir o projeto que o Senhor tem para a minha vida?

·         Já sou um pescador de homens?

·         Quantas vidas levei para Jesus no ano passado?

·         O Evangelho me diz que preciso aceitar a vocação que o Senhor tem para minha vida. Jesus é a luz do mundo e preciso levar esta luz a todos os homens e mulheres. O meu sim deverá ser largando tudo que me impede, viver o arrependimento e seguir os passos do Senhor.

 

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Jesus é a luz do mundo e me ensina a viver o arrependimento. Desejo aceitar Seu projeto para minha vida e ser um pescador de gente. Auxilie-nos na vivencia e prática da missão. Desejo te seguir e ser um auxiliar em seu ministério de anunciar, pregar, curar e libertar. Ajuda-me a ser fiel em tudo. Por Cristo Jesus, seu Filho, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “O Senhor nos chama a sermos pescadores de gente”.

 

Versículo para guardar no coração: “Venham comigo, e eu os farei pescadores de gente”. (Mt 4.19). 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário