quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Evangelho do 5º Domingo do Tempo Comum - Ano A

 


Domingo, 05 de fevereiro

5º Domingo Comum

Luz do Mundo e Sal da Terra

Mateus 5.13-16

 

 

Quem já comeu comida sem sal? Como é a comida sem sal?

Quem já ficou uma noite sem luz? Como foi sua experiência?

 

5º Domingo do Tempo Comum:

                                                                            Estamos na Escola de Jesus. Hoje o Evangelho nos ensina que não apenas seguimos a Luz que é Jesus, mas Ele nos deixou como luz do mundo e sal da terra. Somos desafiamos a cumprir a missão de transformar tudo ao nosso redor. Precisamos salgar e brilhar. Hoje o Senhor nos ensinará a sermos discípulos que faz a diferença. 

 

I. O que o Evangelho diz?

                                                                      O Senhor ensina seus discípulos a ser o sal da terra. Na época do Novo Testamento, o sal era utilizado para conservar alimentos, curar feridas e dar sabor a comida.

Contudo, o sal era de má qualidade e poderia ficar insípido, sem sabor algum.

Assim, o sal estragado era colocado nas ruas de terras para auxiliar na pavimentação.

Por isso o Senhor diz (13): “Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”.

Os discípulos são desafiados a ser o sal com sabor, com cura e com o poder de conservar os valores do Evangelho.

O Senhor Jesus usa também a figura da luz. A luz que vinha da lamparina cujo combustível era o azeite.

Ele diz (14-16): “Vós sois a luz do mundo”. Ao mesmo tempo, que Cristo é a luz do mundo, seus discípulos também precisam ser a luz. Contudo, a luz não pode ficar escondida. Jesus diz: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa”. 

A luz existe para iluminar a casa. Assim também deveriam ser os discípulos: a missão era ir por todo o mundo levando a luz de Cristo em suas vidas.

Jesus termina desafiando (16): “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         Tenho feito a diferença no meu trabalho, na escola e na faculdade?

·         Como está o poder do meu sal? Tenho salgado ou estou insípido?

·         As pessoas glorificam a Deus quando olham para a minha vida?

·         Tenho levado vidas para a igreja com as minhas palavras e testemunhos? Ou eu as tenho afastado da igreja?

·         O Evangelho me diz que preciso me esforçar para ser sal da terra e luz do mundo. Preciso confiar na graça e ser tudo que Jesus espera de mim.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

                                                                            Senhor. Desejo ser o sal da terra e a luz do mundo. Não deixe que o meu sal fique insípido nem minha lâmpada fique escondida. Preciso do Senhor para brilhar a Tua glória no mundo e restaurar todas as coisas. Que minha presença no mundo possa ser luz para as vidas, cura, restauração e transformação. Que tua luz brilhe em mim, para que as pessoas vejam minhas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos Céus. Por Jesus Cristo seu único Filho, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Tenho que ser o Sal da terra e a Luz do mundo”.

 

Versículo para guardar no coração: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.  (Mt 5.16). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário