quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Evangelho do Batismo do Senhor

 


Domingo, 15 de janeiro

Batismo do Senhor

Este é o meu Filho amado

Mateus 3.13-17

 

Por que o Senhor Jesus teve que ser batizado?

Você já foi batizado?

Qual a importância do Batismo? 

O que precisamos fazer para ser batizado?

 

Batismo do Senhor:

            Sempre após a Epifania comemoramos o Batismo do Senhor. Esta data inaugura o ministério de Jesus quando recebeu a presença do Espírito Santo em forma corpórea de pomba e a voz do Pai aprovando sua Missão de ser o Salvador do mundo. A Missão teve início no Batismo.

 

I. O que o Evangelho diz?

O Senhor Jesus deixou a Galiléia, no norte de Israel e desceu para a Judéia a fim de ser batizado por João (13). Fez uma longa caminhada com a intenção de dar início ao seu ministério mediante o sacramento do Batismo.

Como o Batismo era para arrependimento e perdão dos pecados, João quis convencê-lo a mudar de ideia, dizendo (14): “Eu é que preciso ser batizado por você, e é você que vem a mim”?

Contudo, o Batismo do Senhor Jesus tinha outro propósito.  Era para cumprir a vontade do Pai e dar início ao seu ministério. Seria um batismo de consagração e inauguração ministerial.

Por isso o Senhor responde (15): “Deixe por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça”.

Mediante esta explicação, João Batista concordou e o batizou.  

Não sabemos quais foram as palavras pronunciadas por João, nem a forma de batismo. Só sabemos que depois que Jesus foi batizado, saiu da água e os céus se abriram e Ele “viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele” (16). 

Logo após uma voz apareceu dos céus dizendo (17): “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

A Santíssima Trindade esteve presente para inaugurar a salvação da humanidade iniciada no Batismo do Senhor.

 

II. O que o Evangelho me diz?

·         O que o Evangelho está falando comigo hoje?

·         O Senhor Jesus se esforçou para caminhar até o Jordão para ser Batizado por João Batista. Você tem se esforçado para fazer a vontade de Deus?

·         O próprio Senhor Jesus foi batizado. Não viu nenhum impedimento. Quantas vezes colocamos impedimentos para sermos batizados e assumirmos um compromisso com o Senhor?

·         O Batismo foi o início do ministério do Senhor. O meu ministério começa quando aceito Jesus como Senhor e Salvador e sou batizado.

·         Assim como a Santíssima Trindade esteve presente no Batismo do Senhor, da mesma forma Ela está presente em nosso batismo. Somos batizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

·         O Evangelho me diz que preciso obedecer toda a justiça de Deus e passar pelo santo batismo. Preciso imitar o Senhor Jesus e iniciar o Seu ministério em minha vida. O Pai aprovará este meu passo de fé e o Espírito Santo virá me auxiliar nesta nova caminhada em Nome de Jesus.

 

III. Qual o compromisso que assumirei?

Depois deste estudo, qual o compromisso que assumirei com Deus?

Onde posso melhorar?

 

IV. O que digo a Deus depois da meditação neste Evangelho?

            Senhor. Obrigado pelo exemplo do seu Filho. Desejo seguir Jesus em tudo. Que eu possa viver o Mistério do meu batismo. Que eu seja cheio do Espírito Santo e tenha a voz do Pai me conduzindo, animando e orientando. Desejo me esforçar para cumprir toda Sua justiça para a minha vida. Por Cristo Jesus, Seu Filho, na unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.

 

Frase da Semana: “Tenho que cumprir toda a justiça de Deus, sem medir esforços”.

 

Versículo para guardar no coração: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. (Mt 3.17). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário