terça-feira, 19 de dezembro de 2017

3º Domingo Comum - Ano B

3º Domingo Comum
O Evangelho do Reino de Deus
Marcos 1.14-20

Resultado de imagem para Jesus pregando

            Deus chamou homens e mulheres a Missão de pregar o Evangelho. O verdadeiro Evangelho fala da brevidade do mundo, da volta do Senhor, convida ao arrependimento e a fé na pessoa de Jesus Cristo. O arrependimento gera perdão e deve ser um hábito do coração do discípulo. Devemos desenvolver um espírito arrependido e contrito. Voltar para Deus é o início da vitória eterna.

I. A Mensagem do Senhor Jesus - Mc 1.14-20
            Jesus iniciou seu ministério na Galiléia pregando o Evangelho de Deus (14). Precisamos descobrir o que significa realmente o Evangelho de Deus. Os pregadores pregam muitas mensagens; mas o que de fato é o Evangelho de Deus?
                Marcos diz que a pregação do Senhor consistia em quatro mensagens (15): 1 - O tempo está cumprido, 2 - o reino de Deus está próximo; 3 - arrependei-vos e 4 - crede no evangelho.
            Este é a verdadeira pregação do Evangelho de Deus. A pregação que leva o homem ao arrependimento de seus pecados e a fé na pessoa de Jesus, por saber que o tempo está cumprido e o reino está próximo.
            Para auxiliar nesta mensagem, o Senhor escolheu seus apóstolos, iniciando por Simão e André, e Tiago e João. Foram chamados para serem pescadores de homens (17).
            Quando pregamos o verdadeiro Evangelho de Deus e levamos vidas ao arrependimento, somos também conhecidos no céu como pescadores de homens. Nossa missão é chamar o mundo ao arrependimento.

II. O Arrependimento de Nínive - Jn 3.1-5,10
            Jonas não desejava ser um pregador do arrependimento em Nínive por causa de seus preconceitos nacionalistas. Achava que o gentio não merecia a salvação. Contudo, Deus enviou uma tempestade e Jonas foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe. O peixe o levou até próximo ao local de sua missão.
            Veio a palavra do SENHOR, segunda vez, a Jonas, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo (1,2).
            Jonas percorre três dias a cidade e anuncia a destruição iminente. Ele dizia: “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (4).
            Os ninivitas creram na pregação, proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco (5).
            A fé nas palavras de Jonas e o arrependimento trouxeram o favor de Deus (10): “Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez”.
            Qualquer pessoa pode ser levada ao arrependimento. Basta os discípulos cumprirem sua missão de anunciar o Evangelho de Deus.
  
 III. Diagnóstico para o Arrependimento - Sl 25.4-9
            A palavra arrependimento (metanóia no grego) significa conversão de direção. Mudança de rota. Ir por outro caminho. Arrependimento é atitude nova. Não significa o sentimento do remorso, mas a atitude de mudança de vida.
            Esta atitude gera perdão. Quem se arrepende é perdoado.
            O Salmista nos ensina a buscar o discernimento que vem de Deus. Muitas vezes achamos que estamos certos em nossos pontos de vistas e em nossas atitudes. Por isso precisamos da revelação de Deus sobre quem nós somos realmente (4,5).
            Deus é bom e reto e aponta, por isso, aponta o caminho aos pecadores (8), guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho (9).
            Esta é a função do Espírito Santo. Ajudar-nos a enxergar quem nós realmente somos. Um paciente não consegue levantar seu próprio diagnóstico. Assim também, um pecador não consegue diagnosticar seus pecados. Precisamos da ajuda de Deus.

IV. Viver o Espírito do Arrependimento diário - I Co 7.29-31
            Todos os dias precisamos amanhecer com um espírito arrependido. Não julgando ninguém e olhando para os nossos próprios pecados. Nossa oração pela manhã precisa ser: “Senhor, tende piedade de mim pecador. Desejo hoje viver o espírito do arrependimento. Desejo voltar toda a minha vida para o Senhor”. 
            Temos pouco tempo de vida e em breve Jesus voltará. Este mundo será completamente destruído. Tudo passará.
            Paulo pede a Igreja de Corinto um espírito de alerta e prontidão (29-30). Não podemos “descansar” em nossa vigilância. Diariamente precisamos levantar um clamor por arrependimento. Precisamos viver os frutos de uma nova vida. Paulo diz: “o tempo se abrevia”.
Não faça do casamento, da alegria, da tristeza e do mundo, uma idolatria. Esteja casado, alegre, triste, trabalhando no mundo, mas com os olhos voltados para o céu praticando um espírito de arrependimento diário.

Conclusão:
            Desejamos pregar e viver o Evangelho do Reino de Deus em todas as áreas de nossa vida. Para isso precisamos assumir o compromisso de conhecer o Evangelho. Leia a Bíblia diariamente: três capítulos por dia e cinco aos domingos. Em um ano leremos toda a Bíblia.
Quem deseja iniciar esta leitura diária? 


Oração
Deus Onipotente, cujo Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, é a luz do mundo; concede que o teu povo, iluminado e fortalecido pela tua Palavra e Sacramentos, brilhe com o resplendor da glória de Cristo, para que Ele seja conhecido, adorado e obedecido até os confins da terra; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário