terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Batismo do Senhor - Ano B

Batismo do Senhor
Batismo e Missão
Marcos 1.7-11

Resultado de imagem para Batismo do Senhor

            O Ciclo do Natal termina com o Batismo do Senhor Jesus. A voz do Pai em seu Batismo, a estrela de Belém e a transformação da água em vinho são os três atos epifânicos do Senhor. Atos que manifestaram Jesus ao mundo como o Filho de Deus.
            O Batismo do Senhor revela sua obediência ao projeto do Pai. Assim também foi o nosso batismo. É o início de uma caminhada baseada na obediência. Batismo fala de Missão.

I. O Batismo do Senhor - Mc 1.7-11
            João sabia que o Cristo que viria era mais poderoso do que ele: “Após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias (7). Pois Ele batizaria com o Espírito Santo (8).
            Marcos narra brevemente o Batismo, dizendo: “Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo” (9-11).
            Ocorrem três fenômenos extraordinários: os céus são rasgados, o Espírito desce como uma pomba, e o Pai fala dos céus afirmando que Jesus era seu filho amado em quem tinha muito prazer.
            Assim como o Senhor Jesus, todo discípulo inicia sua caminhada pelas águas do Batismo. Neste sacramento afirmamos que renunciamos ao pecado, que o Espírito Santo está nos capacitado e que teremos a presença do Pai nos auxiliando na missão.
Jesus foi batizado e assim todos nós precisamos passar por este caminho de santificação e capacitação para o ministério que Ele nos tem concedido.
           
II. Convite ao Batismo - Is 55.1-11
            Isaías profetizou sobre a conversão e o batismo que todos nós precisamos passar.
            Somos convidados a ir às águas do batismo (1): “Ah! Todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite”.
Quem obedece recebe o melhor. (2): “...Ouvi-me atentamente, comei o que é bom e vos deleitareis com finos manjares”.
A obediência e o batismo nos fazem participar da aliança perpétua (3).
Em Cristo, todos são chamados a salvação (5) e a conversão (6,7). Não podemos nos desviar do projeto de Deus com nossos argumentos, pois os pensamentos de Deus são maiores do que os nossos (8.9).
Se crermos e formos batizados, a palavra vai se cumprir em nossa vida (10,11).
O batismo é uma graça muito maior do que imaginamos.

III. O Batismo e as águas da fonte da Salvação - Is 12.2-3
            O próprio profeta Isaías fala do Batismo como fonte da salvação (2,3): “Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação”.
            A salvação está na graça do Senhor. O Batismo sozinho não tem o poder de salvar. Somos salvos pela morte de Jesus em nosso lugar. Contudo o Batismo foi estabelecido por Deus. Ele sinaliza a nossa morte na cruz, o sepultamento do velho homem e a ressurreição para uma nova vida. Por isso é simbolizado como a fonte da nossa salvação: “Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação”.
            Seguimos Jesus em seu batismo e temos a alegria da Salvação eterna.

IV. O Batismo como início da Missão - At 10.34-38
            Atos 10.34-38 narra a pregação de Pedro sobre o ministério do Senhor Jesus.
Ele diz que Deus não faz acepção de pessoas (34,35), pelo contrário, o Jesus que anunciou o Evangelho da paz é o Senhor de todos (36).
Pedro diz que Jesus iniciou seu ministério no Batismo de João (37). Após seu batismo Ele foi ungido para a missão. “...Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”.
O nosso batismo foi para a remissão dos pecados e para recebermos o poder do Espírito Santo. Fomos capacitados para missão.
Ninguém é batizado para ir ao céu simplesmente. Somos batizados e capacitados para realizar a vontade de Deus na terra, assim como o Senhor Jesus.

Conclusão:
            O Batismo do Senhor foi um modelo para a nossa caminhada como discípulos do Senhor. Ele aceitou o projeto de Deus e humildemente se batizou. Iniciou uma caminhada na missão do Pai. Foi o início de tudo. Assim também precisamos entender o nosso batismo. Em Cristo Jesus somos acolhidos e revestidos pelo poder de Deus para a missão que Ele nos deu. Batismo fala diretamente de obediência na Missão.  


Oração
Ó Pai Celestial, que, no Batismo de Jesus, no Jordão, o proclamaste teu amado Filho e o ungiste com o Espírito Santo; concede que todos os batizados em seu nome guardem constantes a aliança que estabeleceste e, com ousadia, o confessem Senhor e Salvador, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário