terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Família do Senhor
Obediência traz Vitória
Gn 15.1-6 / Sl 105.1-9 / Hb 11.8,11-19 /  Lc 2.22-40

Resultado de imagem para a apresentação de Jesus no templo

            No primeiro domingo após o Natal, recordamos a família do Senhor. Uma família especial que passou a ser modelo para todas as famílias. Pais obedientes, íntegros e santos. Fiéis na missão de educar Jesus. Aprendemos com esta família que obediência traz vitória.

I. Obediência e Consolação - Lc 2.22-40
            A Família de Jesus vai ao Templo em obediência a Lei do Senhor e é consolada pelas palavras proféticas que recebe.
Como judeus praticantes, Maria e José guardam o tempo da purificação e depois levam Jesus ao Templo para o apresentarem ao Senhor. Como era primogênito precisava ser consagrado e oferecer sacrifício (24). A família pobre oferece então um par de pombos ou duas rolinhas.
No Templo encontram com Simeão. O profeta toma Jesus em seus braços, e profetiza (28-32): “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste diante de todos os povos: luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo de Israel”.
Sobre Maria ele profetiza dor e sofrimento (34,35): “Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”.
As profecias de Simeão são confirmadas pela profetiza Ana. Ela (38) “dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”.
Após as purificações, a Família de Jesus retorna à Nazaré com as palavras proféticas em seu coração (40) e o menino crescia “e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.
Todas as vezes que obedecemos as leis do Senhor, somos confortados e consolados. Maria e José cumpriram a parte de pais e foram sustentados pelo Senhor. Obedeceram e foram fiéis a missão: isso é vida vitoriosa.

II. Obediência e descendência abençoada - Gn 15.1-6
            Em Abraão todas as famílias da terra foram abençoadas. Jesus é o descendente de Abraão e por causa do Senhor Jesus, todas as famílias que creem e obedecem, recebem a bênção de Abraão.
            Gn 15.1-6 fala da promessa feita ao Senhor Abraão. Deus promete (1): “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande”.
            Abraão, entristecido, afirma que não tinha filho para deixar descendência. Sugere inclusive seu criado Eliézer para que a promessa fosse cumprida. Mas Deus tem outros planos. Deus diz (4): “Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro”.
            Deus promete uma descendência numerosa como as estrelas do céu, e Abraão acredita: “Ele creu no SENHOR, e isso lhe foi imputado para justiça”.
            Somente a obediência e a fé podem gerar uma vida completamente abençoada.

III. Obediência significa viver os preceitos do Senhor - Sl 105.1-9
            O Salmo 105 fala dos preceitos que devemos viver. José e Maria viveram em família todas as ordenanças do Salmo: vida de ação de graças, de oração e de testemunho (1).
            Somos ordenados a cantar e testemunhar (2); buscar a presença de Deus com alegria (3,4) e nunca esquecer o que Ele tem realizado em nossa vida (5).
Deus é fiel. Ele nunca esqueceu a aliança feita a Abraão. “Lembra-se perpetuamente da sua aliança, da palavra que empenhou para mil gerações; da aliança que fez com Abraão e do juramento que fez a Isaque” (8,9).
            José e Maria viram em Jesus o cumprimento perfeito das promessas de Abraão. Em Cristo todas as famílias da terra foram abençoadas.
            Devemos obedecer vivendo os preceitos de Deus.

IV. A Obediência de Abraão pela fé - Hb 11.8,11-19
            Jesus é o descendente de Abraão. Todas as promessas feitas a Abraão se cumpriram em Cristo. Ele é o descendente abençoado. Nele todas as famílias da Terra são abençoadas. José e Maria viveram o que foi prometido a Abraão.
            O que caracterizou a vida deste patriarca foi sua obediência às exigências de Deus.
            Hebreus 11 deixa claro que a obediência de Abraão foi motivada pela fé. Só obedece quem tem grande fé. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (8).
            Pela fé Sara e Abraão receberam a promessa de uma descendência abençoada (11): “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar”.
            Esta promessa se cumpriu na vida de José e Maria ao verem Jesus, o descendente prometido de Abraão. O novo Isaque que levou a cruz para nos salvar.
            As bênçãos vieram mediante a obediência e a obediência é fruto da fé. Quem tem fé obedece sem reservas. A medida da fé será a medida da nossa obediência.

Conclusão:
            A família de Jesus viveu a plenitude das promessas feitas a Abraão. O descendente de Abraão é Jesus. Maria e José tiveram o privilégio de contemplar, criar e cuidar da promessa de Deus. Foram obedientes a missão e receberam as bênçãos do Céu. Somente a obediência traz vitória. Que sigamos o exemplo de Abraão, Maria e José.

Oração
Ó Deus, nosso Pai, deste-nos um modelo de vida na sagrada Família de Nazaré: concede que imitemos as suas virtudes em nossas famílias vivendo agora no espírito da caridade, para que, reunidos depois na tua casa, ali gozemos as alegrias eternas. Mediante nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário