terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Epifania - Ano B

Epifania do Senhor
A Adoração dos Magos
Mateus 2.1-12

Resultado de imagem para Os magos do oriente

No nascimento de Jesus temos a adoração dos pastores de Belém (o povo de Israel) e a adoração dos Magos (os gentios). A graça de Deus abriu o espaço para todos adorarem ao Senhor. Deus não faz acepção de pessoas. Todos tem acesso ao trono da graça. Não precisamos ser judeus para pertencer ao povo de Deus e nenhum judeu precisa ser gentio para alcançar misericórdia. Todos podem se achegar ao Senhor da misericórdia e adorá-lo.

I. A Adoração dos Magos - Mt 2.1-12
            Os magos vieram do Oriente para adorar ao Senhor. Esta palavra “magos” tem um significado amplo. Poderiam ser reis do oriente, ou apenas estudiosos ricos, etc. A Bíblia não diz que eram três, mas que deram três presentes. Provavelmente a caravana dos magos era tão grande, com centenas de pessoas, que causou um alvoroço em toda Jerusalém. Se fossem apenas três pessoas solitárias, não causaria tanto espanto.
            Estes magos investiram dinheiro na adoração. Além dos recursos financeiros, investiram tempo, a família, a ausência de suas terras e a própria vida pelo risco que correram com a viagem.
            Foram adoradores fiéis. Não mediram esforços. Fizeram o que as autoridades de Jerusalém não conseguiram fazer. Diante de religiosos e biblistas descomprometidos com Deus (os escribas) e diante de um rei louco para matar qualquer oponente (Herodes), os magos simplesmente adoraram.
            Foram guiados pela estrela. Obedeceram o brilho da estrela e acertaram o local onde o menino estava com Maria. Ofertaram ouro, incenso e mirra. Ouro para o rei, incenso para o sacerdote e mirra para o cordeiro do sacrifício.
            Qual o esforço que temos feito para prestarmos uma verdadeira adoração ao Senhor? Adorar sem sacrifico significa apenas um serviço religioso sem qualquer resultado.

II. Profecia sobre a adoração dos Magos - Is 60.1-6
            O profeta Isaías, 700 anos antes de Cristo, profetizou a adoração que seria realizada pelos magos do Oriente.
            Ele fala da luz (estrela de Belém) que levaria os magos a Jesus. Jesus nasce como a luz do mundo (1,2): “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti. Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti”.
            Os magos (as nações, os gentios) “se encaminham para a tua luz, e os reis, para o resplendor que te nasceu” (3).
            Pessoas viriam de longe para adorar ao Senhor, atraídos por sua luz (4): “Levanta em redor os olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são trazidas nos braços”.
            Profetiza também que as nações trariam suas riquezas (ouro, incenso e mirra): “...porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do SENHOR” (5,6).
            Nada aconteceu por acaso. A adoração dos gentios estava prescrita nas profecias. Assim também com relação a nossa vida. Fomos escolhidos e salvos pela graça. E hoje somos chamados a adorar com nossa vida, dízimos e ofertas.

III. Salmo profético sobre a adoração dos magos - Sl 72.1-2,7-8,10-13
            O Salmo profetiza que Jesus dominaria sobre todo o mundo. Este salmo messiânico fala de Cristo como o Rei justo que trará justiça e paz (7,8).
            E profetiza a adoração dos magos como os reis das nações que vem adorar ao Senhor (10,11): “Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes. E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam”.
            O rei adorado é caridoso, misericordioso e fará diferença na vida dos necessitados (12,13): “Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e ao desvalido. Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva a alma aos indigentes”.
            Assim como os magos, precisamos nos aproximar do Senhor, ver a sua glória e honra-lo com todas as nossas forças.

IV. A Adoração dos Gentios - Ef 3.2-3,5-6
            O Evangelho da adoração dos magos revela a graça de Deus que alcança a todos. O ministério de Deus em Cristo foi estender as promessas feitas aos judeus para todos os povos. Todas as nações podem ser chamadas povo de Deus por causa da aliança realizada em Cristo Jesus. Este é o significado da adoração dos magos.
            Paulo chama este tempo de “dispensação da graça”. Ele afirma que Deus o fez conhecer o mistério de Cristo, “o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho”.
            Todas as promessas feitas a Abraão alcançaram nossa vida por meio de Cristo. Os gentios são herdeiros com os judeus desta graça revelada em Cristo. Somos agora povo escolhido e nação santa.

Conclusão:
            Neste domingo, comemoramos a Epifania do Senhor. Epifania significa a manifestação de Jesus. Ele se manifestou aos magos do Oriente atrás da estrela que os conduziu a Belém. Que Deus continua realizando suas Epifanias em nossa vida para que possamos conhecer e aceitar a glória de Deus. Precisamos ser totalmente dele, sem reservas. Que possamos ser adoradores como os magos, e abrirmos mão de tudo para realizar Sua vontade e adorar Seu Nome Santo.

Oração
Ó Deus, que pela Estrela manifestaste teu unigênito Filho a todos os povos da terra; guia-nos à tua presença, os que hoje te conhecemos pela fé; a fim de que desfrutemos de tua glória face a face; mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário