terça-feira, 10 de abril de 2018

3º Domingo da Páscoa - Ano B


Imagem relacionada

3º Domingo da Páscoa
Experiência e Missão
Lucas 24.35-48

Nesta Terceira Semana da Páscoa leremos a aparição de Jesus a todos os apóstolos narrada por Lucas. Após o caminho de Emaús, Jesus aparece na tarde de domingo, exorta seus discípulos e os comissiona para a grande missão. Eles têm uma grande experiência com o Jesus ressuscitado e são enviados em Missão. Experiência e Missão andam juntas. 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?________________________

Os discípulos do caminho de Emaús voltam a Jerusalém e relatam suas experiências com Jesus ressuscitado (Lc 24.13-34). Contam o que aconteceu no caminho e como o “reconheceram no partir do pão” (35).
Neste instante Jesus aparece e ministra a paz, contudo os apóstolos ficaram “surpresos e atemorizados e acreditavam estarem vendo um espírito” (37). O medo não os deixou perceber que era o próprio Cristo Ressuscitado.
            Estavam perturbados e com dúvida no coração e por isso são repreendidos por Jesus (38).
            A primeira ação do Senhor foi apresentar as mãos e os pés perfurados. Mando-os apalpar e fazer a verificação. Ele diz: “apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (39,40).
            A segunda ação de Jesus foi comer na presença deles. Eles ainda não acreditam por causa da alegria. Era muito bom para ser verdade. Jesus então pede algo para comer e eles lhe dão “um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E ele comeu na presença deles” (41-43).
            A terceira ação de Jesus foi citar as Escrituras. Ele diz (44): “São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
            Por último o Senhor milagrosamente lhes abre o “entendimento para compreenderem as Escrituras” (45) e lhes diz (46,47): “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”.
            A missão dos discípulos foi pregar o Evangelho de arrependimento e remissão de pecados e relatar os acontecimentos da morte e da ressurreição do Senhor. Jesus diz (48): “Vós sois testemunhas destas coisas”. Tiveram uma grande experiência e saem para a Missão.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________
            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Preciso testemunhar a minha experiência com o Jesus ressuscitado assim como os discípulos de Emaús fizeram.
·         Muitas vezes o medo me impede de ver a ação de Deus, assim com os apóstolos com medo pensaram que Jesus fosse um fantasma.
·         A dúvida me impede de ter um crescimento maior em minha fé. O Evangelho diz que os discípulos estavam perturbados e com dúvida no coração.
·         Quando busco sentir e experimentar fisicamente Jesus é porque não creio em sua presença. Os apóstolos precisaram ver as mãos e os pés de Jesus perfurados por que estavam na incredulidade.
·         Jesus fará todos os esforços necessários para que eu saia da dimensão da incredulidade à dimensão da fé. No texto Ele até mesmo precisou comer na frente dos apóstolos para que pudessem acreditar.
·         Preciso conhecer as Escrituras. Ela me proporcionará a fé necessária para crer. A terceira ação de Jesus foi ministrar as Escrituras. Quanto mais eu ler a palavra de Deus, mais terei a minha fé aumentada. Em Romanos 10.17 o apóstolo Paulo escreve: “Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Cristo”.
·         É necessário que o Senhor me faça compreender as Escrituras, assim como fez com os apóstolos. Sem a revelação de Deus só conseguirei ver letras e histórias. Nada mais.
·          Minha missão é pregar o Evangelho de arrependimento e da remissão de pecados. Tenho que ser testemunha da morte e da ressurreição do Senhor.


III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

Senhor. Ajuda-me a ser uma testemunha de sua ressurreição. Muitas vezes o medo tem me impedido de exercer meu ministério. Não permita que a dúvida me impeça de praticar a fé. Que eu não precise ver para crer. Sei que o Senhor fará de tudo para que eu possa ser despertado na fé. Ajuda-me a ter disciplina na leitura das escrituras e abra meus olhos para que a possa entender com o coração e a mente. Que eu seja ousado na missão de pregar o teu Evangelho de arrependimento e remissão de pecados. Que eu seja uma testemunha fiel em todos os aspectos. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________________



Conclusão:
            Jesus ressuscita, ministra aos seus discípulos e os envia como testemunhas da morte e da ressurreição para que o mundo se arrependa e tenha a remissão de seus pecados. Que sejamos fies testemunhas para que, a partir de nós, muitas vidas tenham um encontro pessoal com o Senhor Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário