terça-feira, 24 de abril de 2018

5º Domingo da Páscoa - Ano B


Resultado de imagem para a videira verdadeira
5º Domingo da Páscoa
A Videira Verdadeira
João 15.1-8

No Evangelho de hoje o Senhor Jesus usa a analogia da Videira para falar de seu ministério e de sua relação com seus discípulos. Aprenderemos princípios espirituais sobre o discipulado que gera fruto. A palavra chave desse Evangelho é permanecer. Que possamos permanecer no Senhor e dar muitos frutos para sua glória.
           
I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?______

            Jesus se coloca como a videira verdadeira e o Pai como o agricultor. Isso significa que existem videiras falsas que não tem Deus como o agricultor (1).
            Como no cultivo de uvas, todo ramo inútil é cortado para que possa brotar outros ramos que darão frutos. O ramo que dá fruto, por sua vez, é limpo (podado) para que possa dar mais frutos. Assim acontece com os ramos que estão em Jesus (2).
            A forma do Senhor limpar seus ramos é a Palavra (3), contudo o ramos precisam permanecer na videira para dar frutos; senão ele secam e murcham (4).
É impossível dar frutos separado da videira.  Jesus diz (5): “...sem mim nada podeis fazer”.
            Quem se separa da videira verdadeira será lançado fora e secará. Assim como os galhos secos, serão jogados no fogo para queimar (6). Isso fala da condenação final. 
            Quem permanece na videira e vive as Palavras do Senhor, tem a oração respondida (7): “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”.
            Deus é glorificado quando damos muito frutos. Isso faz com que nos tornemos seus discípulos da forma mais plena da palavra (8).

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
            O que Deus falou com você neste Evangelho? ___________________________
            O texto do Evangelho me ensinou muitas coisas:

·         Tenho que tomar cuidado com as videiras falsas que surgem no meu caminho. As videiras falsas são as religiões. Somente Jesus é a videira verdadeira. Preciso estar Nele.
·         Seu eu não der frutos serei um ramo inútil para o Reino de Deus. Minha vida precisa ser coerente com a minha fé e preciso fazer discípulos. Senão serei cortado da videira. 
·         Tenho que aceitar o tratamento de Deus em minha vida, me podando. Sempre quando dou fruto, sou limpo para dar mais frutos. São as podas de Deus em minha vida.
·         Preciso ler e meditar a Palavra de Deus. É dessa forma que o Senhor limpa minha vida para eu que possa dar mais frutos.
·         Todo meu esforço deve ser para permanecer na videira, senão secarei e murcharei.
·         Tenho que entender que é impossível ter uma vida frutífera e abençoada sem Jesus.
·         No dia em que me separar da videira eu secarei e serei lançado no fogo. Por isso preciso permanecer em Cristo.
·         Minhas orações serão respondidas a medida que eu permanecer na videira e as Palavras do Senhor permanecerem em mim.
·         Tornar-me-ei um verdadeiro discípulo quando der muitos frutos. Desta forma glorificarei o Pai e exaltarei o nome de Jesus.

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:________________

“Senhor. Livra-me das videiras falsas. Não me deixes ser um ramo inútil. Quero permanecer em ti, ser limpo por ti e dar muitos frutos. Continue limpando minha vida pela Palavra. Quero permanecer para ser sempre frutífero em Ti. Sei que é impossível fazer qualquer coisa sem o Senhor. Não quero secar e ser lançado no fogo. Sei que permanecendo em Ti, todas as minhas orações serão ouvidas e atendidas. Por isso, quero me tornar um verdadeiro discípulo, dando muitos frutos e glorificando o nome do Pai. Por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo”.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
_________________________________________

Conclusão:
            Nossa vida espiritual como discípulos de Cristo está intrinsecamente relacionada a nossa permanência no Senhor e em sua obra. Abandonar a Igreja significa se desligar da videira, pois a Igreja é o Corpo de Cristo. Preciso permanecer na obra de Deus e celebrar os muitos frutos que darei para a Glória do Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário