terça-feira, 3 de abril de 2018

Domingo da Ressurreição - Ano B


Resultado de imagem para Jesus ressuscitou

Ressurreição do Senhor
Páscoa do Senhor
João 20.1-9

Introdução:
            Chegou a Páscoa. Chegou a ressurreição do Senhor. Do domingo da Páscoa até o próximo domingo chamamos de Oitava da Páscoa. Oito dias de celebração e alegria. Serão seis domingos de celebrações pascais. No sétimo domingo celebraremos a Ascensão do Senhor. Nossa vida cristã vive orbitando no Mistério Pascal. Jesus ressuscitou. Ele ressuscitou realmente. O Evangelho de João 20 fala do Encontro de Jesus com Maria Madalena. Este Evangelho nos desafiará a caminhar na fé da ressurreição e no testemunho de uma nova vida em Cristo.
            Você já leu todo o Evangelho de João?

I. O Domingo.(1)
            Domingo: O dia da ressurreição. O Encontro com o túmulo vazio deu-se no domingo, o primeiro dia da semana. O Domingo passou a ser o nosso dia sabático (Ex 20.8-10). O dia de descanso das atividades físicas (profissionais, financeiras, domésticas, esportivas, etc) e dia de trabalho para o Senhor. Domingo (Dominus) é o dia do Senhor. O Dia da Pedra removida, o dia do Túmulo vazio, o Dia do Encontro com o Ressuscitado. Domingo é o Dia de Encontrar com Cristo na Igreja, Corpo do Senhor. Por causa da ressurreição de Cristo, a Igreja sempre guardou o Domingo como Dia Santo de Oração, celebração e Alegria. O Dia para se partir o Pão e tomar o Vinho (Santa Ceia) (Atos 20.7). Maria permanece junto ao sepulcro no Domingo pela manhã e encontra com o Jesus Ressuscitado (João 20.11-18). O Domingo é o nosso dia de encontrar com o Senhor e com o seu Corpo, a Igreja.
            Você tem santificado o domingo para o Senhor?

II. A Esperança de Maria Madalena (1)
            O objetivo de Maria Madalena foi encontrar com o Jesus morto. Seria sua devoção ao seu Senhor e Libertador que, tristemente, foi morto na cruz. Jesus não poderia lhe dar nada em troca agora. Ela não foi buscar nada. Foi por amor ao seu Senhor, mesmo crendo que Ele estava morto e impotente. Esta caminhada foi de adoração sem interesse. Foi apenas ter um encontro com o seu Cristo. Aquele que lhe havia libertado e salvado.
            Muitas vezes nossa adoração está voltada para o que Jesus pode fazer em nossa vida, sem levar em conta sua grandeza e majestade. Devemos adorar o Senhor porque Ele é digno de Adoração, independente de nossas circunstâncias.
            As circunstâncias tem atrapalhado sua adoração?

III. O Túmulo vazio (2)
            Maria Madalena encontra a pedra removida e o tumulo vazio. Para ela não foi sinal de ressurreição. Foi símbolo de desespero.  Volta a Pedro e ao outro discípulo e diz: "Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram".
            Ela tenta dar um resposta ao acontecimento sem, perceber que Deus estava no controle cumprindo sua Palavra.
            Quantas vezes tentamos dar respostas ao que não entendemos. Freqüentemente interpretamos errado os acontecimentos da vida. Vemos pouco com a fé e mais com os nossos olhos limitados e humanos. Tendamos mais a criticar do que a perceber a graça de Deus.
            O que você faz quando não entende os acontecimentos?

IV. A corrida ao Sepulcro (3-9)
            Pedro e o outro discípulo (pela tradição este "outro discípulo" é João) foram ao sepulcro ver o que Maria havia dito.
            João foi mais rápido e chegou primeiro ao sepulcro, pelo lado de fora viu os lençóis de linho, mas não entrou.
            Pedro chega depois, vê os lençóis e o lenço que estivera na cabeça de Jesus e entra no sepulcro, viu e creu.
            Pedro demora a chegar ao Sepulcro, mas tem uma experiência mais ousada e profunda com o Senhor: entra, viu e creu. Muitos chegam depois e conseguem ter uma experiência mais autêntica com o Senhor. Precisamos ter a ousadia de Pedro: entrar, ver e crer.
            Eles ouviram as palavras de Jesus, conheciam as Escrituras, mas ainda não tinham compreendido que era necessário que Ele ressuscitasse dentre os mortos. Uma coisa é conhecer outra coisa é entender. Talvez eu conheça muitas coisas nas Escrituras, mas ainda não entendo o propósito de Deus para minha vida e para os acontecimentos que me cercam.
            O que você tem feito para entender mais a Vontade de Deus?

Conclusão:
            Jesus ressuscitou. Ele ressuscitou realmente. Qualquer pessoa poderia morrer, mas a verdade das palavras de Jesus está em sua ressurreição. A ressurreição é o Selo de Deus de que tudo o que Ele falou é verdade. Ele ressuscitou. Ele é o nosso Salvador e Senhor. Ele está vivo hoje e eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário