terça-feira, 4 de setembro de 2018

23º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para Jesus cura o surdo e gago
23º Domingo Comum
A Cura do Surdo e Gago
Marcos 7.31-37
           
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus vai ao território pagão de Decápolis para compartilhar sua Palavra e restaurar relacionamentos. Ele quebra as tradições dos religiosos judeus e ministra aos pagãos em terras pagãs. O Senhor, sendo judeu, quebra todo preconceito judaico para alcançar nosso coração e transformar nossa vida.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______

O Senhor Jesus após exortar os judeus que anulavam a Palavra de Deus por causa das tradições humanas (Mc 7.1-23), se retira para os territórios dos gentios e liberta a filha de uma mulher cananéia (24-30). É nesse contexto que Marcos fala de uma viagem pela Fenícia, que leva Jesus a passar pelos territórios de Tiro e de Sídon – cidades da faixa costeira oriental do mar Mediterrâneo, no atual Líbano.
No regresso dessa incursão pela Fenícia, Jesus teria dado uma longa volta pelo território pagão da Decápolis (31). A Decápolis (“dez cidades”) era o nome dado ao território situado na Palestina oriental, estendendo-se desde Damasco, ao norte, até Filadélfia, ao sul. O nome servia para designar uma liga de dez cidades, que se formou depois da conquista da Palestina pelos romanos, no ano 63 a.C.. As “dez cidades” que formavam esta liga eram helenísticas e não estavam sujeitas às leis judaicas. As cidades que integravam a Decápolis (bem como os territórios circundantes a cada uma dessas cidades) estavam sob a administração do legado romano da Síria. Eram territórios pagãos, considerado pelos judeus completamente à margem dos caminhos da salvação.
É nesse ambiente geográfico e humano que o episódio da cura do surdo-mudo nos vai situar. O gesto de Jesus de curar o surdo-mudo deve ser visto como mais um passo no anúncio desse projeto que Jesus vai propondo por toda a Galileia: o projeto do Reino de Deus.
            O Evangelho diz que algumas pessoas de Decápolis (lugar da região de Decápolis não identificado) levaram um surdo e gago a Jesus e intercederam para que impusesse as mãos sobre ele (32).
            A primeira providência do Senhor foi retirá-lo da multidão e levá-lo a parte, depois colocou os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva (33).
            Jesus ministra com as mãos e a saliva, e depois ministra com a palavra. É o poder do gesto e das palavras na ministração da cura. Ele ergue os olhos ao céu, suspira e diz: “Efatá! que quer dizer: Abre-te”! (34).
            Milagrosamente seus ouvidos foram abertos e o empecilho da língua saiu. Passou a ouvir e a falar desembaraçadamente (35).
            O Senhor ordenou que a ninguém contasse o milagre. Não era o momento de exercer o seu ministério público, mas oculto. Contudo, por causa da surpresa e da admiração “quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam” (36).
            As pessoas ficavam espantadas e diziam (37): “Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos”.
           
II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

·         O Senhor Jesus vai a um território pagão realizar seus milagres. O Senhor vai onde está o homem sofrido e necessitado de Deus.
·         Existem muitas vidas surdas e mudas. Que não conseguem se relacionar com Deus. Não oram por suas necessidades e nem escutam a Palavra que libera.
·         Assim como os homens levaram o surdo e gago a Jesus, nós precisamos levar todas as pessoas a terem a graça do relacionamento com o Senhor Jesus. Os surdos e mudos espirituais nunca irão a Cristo se não forem levadas, evangelizadas, por nós.
·         O Senhor tocou com as mãos. Isso fala da transmissão da cura. Jesus precisa tocar em nossas vidas para que possamos ouvir o Evangelho e entender a vontade de Deus. Não podemos ficar procrastinando (“adiando”, “empurrando com a barriga”) a nossa decisão.
·         A segunda ação do Senhor foi colocar sua saliva na língua do homem. Isso nos faz recordar o sopro de Deus no primeiro homem (Deus soprou as narinas de Adão). Somente quando o Senhor Jesus coloca seu sopro em nós, conseguimos falar com Deus e iniciar um relacionamento vivo, muito além dos ritos religiosos.
·         A terceira ação é erguer os olhos ao céu, suspirar e dizer: “Efatá! que quer dizer: Abre-te”! (34). É a intercessão de Jesus ao Pai e a ministração de Sua palavra ao homem. O Senhor Jesus é o nosso único intercessor. Somente Ele pode abrir nossos ouvidos e nossa boca. Precisamos ouvir a Palavra e compartilhar a Palavra (ouvir e falar).
·         Não basta receber o milagre. Precisamos andar em obediência e santidade. Jesus ordena que não seja divulgada a cura, mas “quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam”. A desobediência é um caminho que nos conduz ao inferno. Não podemos ser meros ouvintes. “Religioso apenas ouve. Discípulo obedece”.
·         As pessoas ficarão admiradas com as bênçãos que o Senhor fará em nossa vida. Precisamos apenas acreditar e permitir que Ele opere em nossa história.
·         Você já deixou Jesus operar em sua vida? Já aceitou Jesus como Senhor e Salvador?


III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

Senhor. Sei que vem ao meu encontro e me busca nos lugares mais distantes. Sei também que existem muitas pessoas surdas e mudas, tanto física quanto espirituais. Auxilie-nos para que possamos trazê-las ao Teu Filho Jesus Cristo. Venha tocar com o seu poder de cura para que ouçam sua voz. Venha colocar sua saliva para que possam receber o sopro da vida. Venha interceder e ministrar com sua voz de poder e amor. Que venhamos receber seu milagre e andar em obediência. Que Jesus seja o nosso Senhor e Salvador. Acreditamos e permitimos que o Senhor opere em nossa história. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Agora e sempre. Amém.

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
___________________________________________________________________

Conclusão:
Encontramos Jesus em terras pagãs restaurando a audição e a fala de um homem. Que possamos levar Jesus ao mundo para que restaure a audição espiritual e a comunicação de homens e mulheres com Deus. Muitos estão presos nas religiões. Por isso, precisamos fazer missões em seus territórios e levar Jesus. Que possamos bradar como o Senhor “Efatá!”, abra-te. Que possamos ver os corações das pessoas abertas para o Evangelho. Esta é a nossa missão. Fazer discípulos e discípulas de todas as nações.  
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário