segunda-feira, 24 de setembro de 2018

26º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para proibimos de expulsar demonios por que não nos segue

26º Domingo Comum
Como viver o Evangelho?
Marcos 9.38-48

No Evangelho de hoje estamos ainda em Cafarnaum (cf. Mc 9.33), a cidade de pescadores situada junto do Lago de Tiberíades. Jesus está “em casa” rodeado pelos discípulos. A ida para Jerusalém está próxima e os discípulos estão conscientes de que se aproximam tempos decisivos para esse projeto em que estão envolvidos.
Os discípulos ainda não conseguiram absorver os valores do Reino. Para eles, o seguimento de Jesus é uma opção que deverá traduzir-se na concretização de determinados sonhos de poder, de grandeza e de prestígio… Por isso, sentem-se inquietos e ciumentos quando encontram algo que possa colocar em causa os seus interesses, a sua autoridade, os seus “privilégios”.
Jesus vai, com paciência, tentando formar os discípulos na lógica do Reino. O texto de hoje é mais uma instrução que Jesus dirige aos discípulos no sentido de lhes mostrar os valores que eles devem ter no coração.
O Evangelista Marcos juntou aqui uma série de ditos de Jesus. Estes ensinamentos apresentam as exigências que os discípulos de Jesus devem considerar e que definem se eles pertencem ou não à comunidade do Reino de Deus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______

            O Evangelho de hoje apresenta quatro ensinamentos aos discípulos.
            O primeiro ensinamento é sobre a tolerância (38-40). João e os outros discípulos encontraram um homem que, em nome de Jesus, expelia demônios, mas não pertencia ao grupo dos apóstolos. Por isso acharam no direito de o proibirem.
Jesus, ensinando a tolerância, diz que não deviam proibi-lo. Eles erraram pelo zelo intolerante. O Senhor diz: “porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. Pois quem não é contra nós é por nós”.
            O segundo ensinamento é sobre a salvação (41). O Senhor declara que aquele que der de beber um copo de água, em Seu nome, aos seus discípulos, este de modo algum perderá o seu galardão. A relação com a obra de Deus e com os obreiros da obra de Deus determinará o galardão. Não existe relação com Cristo sem a relação com a obra de Cristo.
            O terceiro ensinamento é sobre os tropeços espirituais (42). Os discípulos não poderiam ser tropeços espirituais para os pequeninos crentes que desejavam o caminho da salvação. É melhor a morte do que fazer um pequenino crente se desviar: “melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar”.
            O quarto ensinamento é sobre a santificação (43-48). O Senhor ensina que a mão, o pé e os olhos podem fazer os discípulos tropeçarem. Por isso é melhor cortar as mãos, os pés e arrancar os olhos, do que todo o corpo todo ir para o inferno. O Senhor está usando uma hipérbole (exagero de linguagem figurativa) para falar sobre santificação. É melhor deixar de fazer o que as mãos, os pés e os olhos desejam, e com isso viver em santidade e poder entrar no reino dos céus, do que perder a salvação.



II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ____

·         Devemos ser tolerantes com os cristãos que pensam diferentes de nós. As igrejas cristãs precisam se amar em Cristo e não ficar disputando os membros das outras igrejas.
·         Devemos ser tolerantes com todos, mas sempre falar a verdade em amor.
·         O galardão não está em apenas seguir a Cristo, mas em se relacionar com a obra de Cristo.
·         Dar um copo de água ao discípulo de Cristo significa amar a Cristo e participar de sua obra na terra através de seus discípulos e de sua igreja. Não dá para ter o galardão da salvação somente dentro de casa sem se envolver com os discípulos de Cristo. A celebração na igreja e o trabalho no Reino são indispensáveis para todos os salvos.
·         Não podemos ser tropeços para os crentes. Não posso enfraquecer a fé dos meus irmãos com criticas ou com mau exemplo.
·         Melhor é a morte do que fazer o irmão tropeçar na fé. Preciso ser um sustento para o irmão crer em Cristo e viver na igreja.
·         Quem retira os crentes da igreja comete pecado terrível contra Deus. Por isso preciso vigiar todas as minhas palavras e o que escrevo nas redes sociais. Ninguém poderá tropeçar na fé por causa da minha vida.  
·         Preciso abrir mão do que gosto de fazer com as mãos, os pés e os olhos, quando eu sei que isso desagrada a Deus.
·         É melhor abrir mão dos prazeres, das festas e das danças, do que levar todo o meu corpo a perecer no inferno.
·         Santificação é renúncia. Renúncia significa cortar tudo que me leva para longe de Deus.

            III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
                Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________
                       
Senhor. Ensina-me a ser tolerante com as pessoas que pensam diferentes de mim. Que eu ame e respeite as pessoas que não seguem em meu grupo ou em minha comunidade de fé. Que eu ame a Cristo servindo a igreja e aos discípulos com o meu copo de água. Que meu relacionamento com o Senhor seja estabelecido no meu relacionamento com o próximo. Que eu não seja tropeço para os seus pequeninos crentes, mas possa ser estimulo e exemplo. Que eu abra mão do que gosto de fazer para poder fazer Tua vontade que é santa e perfeita. Ensina-me a viver na renuncia do mundo para herdar a vida eterna em Teu Nome. Por intermédio de Cristo, nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém.


IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
________________________________________________________________


Conclusão:
No Evangelho de hoje fomos desafiados a vencer a intolerância, a se relacionar com a obra de Deus e com os discípulos de Jesus na comunidade da fé, a não sermos tropeços para os pequeninos crentes e a viver a radicalidade da santidade ao ponto de cortarmos tudo que nos afasta do propósito de Deus para a nossa vida. Fomos desafiados a viver o Evangelho de forma santa e radical no amor a Deus, no relacionamento com o próximo e a comunidade da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário