terça-feira, 11 de setembro de 2018

24º Domingo Comum - Ano B


Resultado de imagem para Tu és o Cristo

24º Domingo Comum
Quem dizeis que eu sou?
Marcos 8.27-35

            O Evangelho nos levará a conhecer quem é Jesus de fato. Uma coisa é a opinião dos homens, outra coisa é a revelação do Pai. Preciso fazer minha escolha. Ou eu creio na opinião dos homens e das religiões, ou aceito a revelação da Palavra de Deus. Meu conhecimento sobre a pessoa de Jesus determinará meu relacionamento com Ele. Por isso é fundamental saber quem é Jesus.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?)
O que relata o texto do Evangelho?_______

Jesus leva seus discípulos para o extremo norte de Israel, para as aldeias de Cesaréia de Filipe (atual Banias, entre a Síria e o Líbano). Ali tem uma das nascentes do rio Jordão. Na época existia neste local o Templo ao deus PAN.
Em direção a estas aldeias, o Senhor pergunta (27): “Quem dizem os homens que sou eu”?
            Como o Senhor realizava muitos milagres e prodígios, as pessoas já tinham uma opinião formada sobre sua pessoa. Cada um pensava de Jesus de uma forma diferente. Uns acreditavam que ele fosse o João Batista que havia ressuscitado; outros achavam que fosse o profeta Elias que havia voltado; mas outros: Algum dos profetas (28). Eram opiniões boas e dignas, mas estavam errados.
            Jesus fez a primeira pergunta apenas para provocar a mente dos discípulos para a segunda pergunta (29): “Então, lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis que eu sou”?
Não era mais importante saber o que as pessoas diziam ser Ele, mas quem Ele era para seus discípulos; como os seus discípulos o viam.
Pedro responde (29): “Tu és o Cristo”. Cristo é a palavra grega que traduzia a palavra hebraica Messias. Significa o “ungido” de Deus que o povo de Israel esperava ansiosamente. Não há dúvida. Verdadeiramente Jesus é o Messias de Israel.
No Evangelho de Mateus 16.17-19, Jesus diz a Pedro: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus”. Pedro respondeu corretamente porque havia recebido uma revelação direta do Pai.
Ainda não era a hora de o povo saber que o Senhor Jesus era o Cristo, por isso advertiu-os de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito (30).
Logo após esta maravilhosa revelação (de que Jesus era o Messias), o Senhor começou a ensinar que era necessário que sofresse muitas coisas, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas, fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. E isto ele expunha claramente (31,32).
Mas os judeus esperavam um messias político que viria para reinar fisicamente sobre Israel. Como Jesus, sendo o Cristo, iria sofrer, morrer e ressuscitar?
 Por isso, Pedro não entendendo a ligação entre o Cristo e o sofrimento, e dando lugar ao diabo, o chamou a parte e começou a reprová-lo (32).
Jesus repreende duramente a Pedro dizendo (33): “Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens”. Pedro estava dando lugar a Satanás em sua vida. O inimigo só conhece as coisas dos homens e não as coisas de Deus.
O Senhor então passa a ensinar sobre a cruz e o sofrimento. Seguir Jesus não era a glória terrena, mas a cruz. Um dia teremos a vitória gloriosa no céu, mas na terra o discípulo tem que aprender a negar a si mesmo, tomar a cruz e seguir (34). Jesus diz (35): “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á”.

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?)
O que Deus falou com você neste Evangelho? ________________

·         Jesus nos leva a intimidade para nos ensinar, assim como levou seus discípulos para Cesaréia de Filipe. Precisamos ter momentos de intimidade com o Senhor.
·         As pessoas podem ter opiniões boas e dignas sobre o Senhor Jesus, mas estas opiniões podem estar totalmente erradas.
·         O importante não é saber o que as pessoas pensam sobre Jesus. O que importa é quem Jesus é para mim. Qual é meu relacionamento com Ele.
·         Jesus não pode ser, para nós,  nada menos do que o Messias de Israel, o Cristo de Deus. Precisamos confessar de que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. O Deus encarnado. Aquele que veio para nos salvar.
·         Precisamos confessar e aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Como o Cristo vindo de Deus. Você já faz esta confissão?
·         Temos a doutrina correta porque o Pai nos revelou em Sua Palavra. Assim com o Pai revelou a Pedro a verdadeira identidade do Senhor Jesus. Só conhecemos Deus através da revelação da Palavra de Deus. Você tem lido a Bíblia todos os dias?
·         Jesus, como Messias, veio para sofrer, morrer e ressuscitar. Ele passou pela dor para nos salvar.
·         Cuidado! Muitas vezes não entendemos a Palavra de Deus e podemos ser enganados por Satanás. Não podemos dar lugar ao diabo.
·         Jesus repreende duramente Pedro. Assim também precisamos estar abertos às correções de Deus em nossa vida. Deus sempre corrige seus filhos.
·         Precisamos aprender a negar a nós mesmos, tomar a cruz e seguir o caminho do discipulado.
·         Quando perdemos a nossa vida por Cristo e pelo Evangelho, alcançamos a verdadeira vida. A vida eterna.
             

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?)
            Faça uma oração baseada no Evangelho meditado:_____________

            Senhor. Desejo andar em intimidade contigo para conhecer suas revelações e fazer sua vontade. Que eu saiba ensinar as pessoas ao meu redor a conhecer quem verdadeiramente é Jesus. Que eu te conheça mediante a revelação de Sua Palavra e a intimidade da oração. O Senhor é o messias enviado do céu. Confesso e aceito Jesus como meu Senhor e Salvador. Sei que o Jesus veio sofrer e muitas vezes não entendemos seu sofrimento. Que eu não venha dar lugar ao inimigo falando do que não sei. Que eu possa sempre ser repreendido pelo Senhor para não deixar seus caminhos. Que aprenda a negar a mim mesmo, tomar a minha cruz e segui-lo. Que eu possa aprender a perder a vida por Cristo e por Seu Evangelho para alcançar a vida eterna e verdadeira. Em Nome de Jesus, Teu Filho amado, na Unidade do Espírito Santo. Um só Deus agora e sempre. Amém!

  
IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?
______________________________________________________________

Conclusão:
            Ser discípulo do Senhor Jesus é confessá-lo como Messias, viver negando a nós mesmos, tomando a cruz e seguindo-o. Não basta crer em Jesus e aceitá-lo. Precisamos viver o Evangelho (negação de si mesmo / cruz / seguimento)
            Que possamos viver a radicalidade do Evangelho do Senhor em todas as áreas de nossa vida. Em Nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário