terça-feira, 2 de agosto de 2022

Evangelho do 19º Domingo Comum - Ano C

 

19º Domingo Comum

À hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá

Lc 12.32-48

 

            Quando o Senhor Jesus voltará para buscar a Igreja e estabelecer o juízo sobre a face da terra? Não sabemos! Contudo, precisamos viver em santidade, fazendo discípulos e vigiando nossa vida. O Evangelho de hoje nos ensina a vigiar e a ter o céu como tesouro. Pois, a onde estiver o nosso tesouro, lá estará o nosso coração.

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

O Senhor Jesus chama seus discípulos de pequenino rebanho. Apesar da fragilidade e de serem poucos, não deveriam temer, pois o Pai se agradou em dar a este pequeno rebanho o seu reino (32).

Os primeiros discípulos precisaram desprezar os tesouros da terra e investir no tesouro do céu: (33) “Vendei os vossos bens e dai esmola”. O Senhor deixa claro (34): “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Todos os discípulos precisariam viver em plena vigilância (35): “Cingido esteja o vosso corpo, e acesas, as vossas candeias”.

            Assim como os empregados esperam a volta do seu Senhor para lhe abrirem a porta (36). Não importa a hora que o Senhor virá, são bem-aventurados os que fazem vigílias esperando sua volta (37-38).

            O Senhor Jesus usa a figura do ladrão que chega sem avisar. Ele diz (40): “Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”. 

            Diante desse ensinamento, Pedro pergunta (41): “Senhor, proferes esta parábola para nós ou também para todos”? 

            Jesus responde ensinando a parábola do mordomo: aquele mordomo que for fiel no cumprimento das ordens recebidas será bem-aventurado e receberá maiores responsabilidades (42-44). Mas aquele que achar que seu Senhor tarda a vir e agir com praticas de pecados, será castigado e terá o seu fim com os infiéis (45-46).

            O Senhor deixa claro que cada um receberá o juízo segundo o conhecimento da verdade (47): “Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         A Igreja é um pequeno rebanho no mundo, mas possui o reino de Deus. Por isso não posso deixar a igreja do Senhor. Preciso permanecer servindo e trabalhando no reino.

·         O meu coração só estará no céu se lá estiver o meu tesouro. Enquanto o meu tesouro for os bens dessa terra; na terra estará o meu coração aprisionado.

·         Preciso viver na vigilância espiritual, cingido e com as candeias acesas.

·         Serei bem-aventurado se viver esperando a volta do Senhor Jesus.

·         Assim como um ladrão, o Senhor virá sem avisar. Por isso, preciso viver preparado para a volta de Jesus e para a morte.

·         Jesus ensina a parábola do mordomo: tenho sido um mordomo fiel ou infiel das coisas que Deus tem colocado em minhas mãos?

·         Quantas maiores são as responsabilidades recebidas, maiores são os juízos: “Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

Senhor. Sabemos que em breve Jesus voltará para nos buscar. Desejamos, como pequenino rebanho, viver em santidade e vigilância. Não permita que as dores, aflições ou prazeres do mundo roubem a nossa salvação. Desejamos ter o nosso tesouro no céu para que lá esteja o nosso coração. Ajude-nos a ser santos e vigilantes. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

Devemos viver plenamente a vida: estudar, trabalhar, investir na família e na sociedade, contudo, nunca poderemos perder o sentido da vigilância. Em breve Jesus voltará. Por isso precisamos andar em santidade, fazendo a vontade do Pai e ganhando vidas para o Senhor Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário