terça-feira, 9 de agosto de 2022

Evangelho do 20º Domingo Comum - Ano C

 


20º Domingo Comum

Eu vim para lançar fogo sobre a terra

Lc 12.32-48

 

            Quando uma pessoa aceita Jesus como Senhor e Salvador e é transformada em discípulo fiel de Jesus, ela passa a ser contrária aos valores do mundo.

É impossível um cristão fiel ser politicamente correto e concordar com o que todos concordam.

Esta posição ao lado de Cristo, do Evangelho e do Reino, faz com que haja divisão até mesmo dentro de casa.

Por isso que muitos cristãos foram torturados e mortos pela própria família. Até hoje isso ocorre nos países com religiosos radicais.

A paz que o Cristão possui não é sinônimo de harmonia com todos. Mas significa a alegria interior apesar das perseguições.

Quando desejamos viver o Evangelho poderemos ser perseguidos até mesmo dentro da própria casa. É sobre isso que o Evangelho nos orienta hoje.

Você já foi perseguido por causa de sua fé? ______________

 

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

Jesus aprofunda mais o ministério da fé preparando seus discípulos para as perseguições que viriam.

Seu projeto não era de “Paz e Amor” como prega os hippies. Mas de um estilo de vida que provocaria e incomodaria o estilo de vida dos outros. Ele diz (49): “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder”. 

Jesus ensina que o sistema da vida estava todo errado e deveria ser redimido pelo fogo do juízo de Deus.

O próprio massacre da cruz que Jesus suportou já denotava o que viria sobre seus discípulos. A cruz foi um duro batismo que Jesus teve que passar (50): “Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize”; e que seus discípulos também passarão.

Por causa do Evangelho os discípulos não poderiam esperar vida mansa com “Paz e Amor”. Viria um tempo difícil onde os inimigos seriam o da própria casa.

Por causa de Cristo as pessoas seriam divididas (51): “Supondes que vim para dar paz à terra? Não, eu vo-lo afirmo; antes, divisão”. 

Quem se decidiu por Cristo receberá a aversão dos que continuam no mundo. Isso dentro da própria família.

Os discípulos precisariam levar muito a sério a exortação do Senhor (52,53): “Porque, daqui em diante, estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. Estarão divididos: pai contra filho, filho contra pai; mãe contra filha, filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra”.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         Preciso viver preparado para as perseguições e rejeições por amor a Cristo.

·         Se eu for fiel a Cristo, incomodarei o estilo de vida dos outros, mesmo sem querer ou provocar.

·         Todos os valores e construções do mundo serão queimados pelo fogo. Por isso meu tesouro e minha cidade deverá ser o céu.

·         Preciso olhar para o massacre da cruz e ficar preparado para as dores que a cruz me provocará por amor a Cristo.

·         Não posso esperar vida tranquila. Como discípulo, sempre estarei confrontando os valores do mundo e os demônios.

·         Por causa do Evangelho os discípulos não poderiam esperar vida mansa com “Paz e Amor”. Viria um tempo difícil onde os inimigos seriam o da própria casa.

·         Sei que por amor a Cristo poderei atrair aversão da minha própria família.

·         Preciso escolher entre Jesus e a falsa harmonia da família. Muitos não aceitam Jesus para não desagradar familiares e assim acabam perdendo a salvação e não aproveitando o melhor da vida ao lado de Cristo.

·         Poderei ser perseguido pela família até mesmo por ser dizimista fiel. Como incrédulos, nossos familiares não aceitam os princípios da Palavra de Deus. Quem conhece a Palavra sempre é fiel.

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

Senhor. Desejo aceitar a radicalidade do Evangelho. Desejo ser um Evangélico completo, mesmo que isso venha trazer divisão entre pessoas que eu amo. Que eu saiba ser fiel aos princípios do Senhor sem provocar ou desrespeitar os outros. Mas sei e espero que minha vida cristã irá incomodar aqueles que ainda não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador. Ajude-me a evangelizar e a compartilhar a fé. Ajude-me a suportar as perseguições com alegria e continuar fiel. Sei que não é fácil seguir a Cristo. O caminho passa pela cruz. Dá-me forças e coragem para caminhar e sempre estar alegre em ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, na unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?

 

Conclusão:

É maravilhoso seguir a Cristo. É um caminho para o céu. Contudo, não é um caminho fácil e isento de lutas e perseguições. Preciso levar muito a sério o Evangelho de Cristo e me preparar para ser rejeitado até mesmo por pessoas que eu amo e valorizo. As perseguições não podem retirar a nossa ternura e espiritualidade. Precisamos continuar amando, respeitando e compartilhando o amor de Cristo sobre todos. Este é o nosso dever. Mas preciso permanecer fiel, mesmo debaixo de grandes perseguições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário