terça-feira, 23 de agosto de 2022

Evangelho do 22º Domingo Comum - ANo C

 


22º Domingo Comum

 “O que se Humilha será exaltado”

Lc 14.1,7-14

 Hoje o Evangelho propõe o caminho da humildade nos relacionamentos. O Senhor usa de parábolas para ensinar a procurarmos a humildade como estilo de vida buscando unicamente a exaltação e a recompensa que vem de Deus. Vale a pena se esforçar para viver esta prática ensinada pelo Evangelho.

I. Leitura do Evangelho (O que o texto diz?). 

Jesus não fazia acepção de pessoas. Ele ia com frequência a casa de ricos e pobres. Para Ele todos careciam igualmente do Evangelho.

No Evangelho de hoje o Senhor vai, em um sábado, na casa de um dos principais fariseus (homem rico) para comer pão. Comer pão é uma terminologia para se referir a refeição especial do sábado (acredita-se que era uma sexta-feira a noite). Na entrada do sábado os judeus fazem uma refeição maravilhosa e especial.

O Senhor repara como os convidados corriam para escolher os primeiros lugares a mesa. Baseado nisso Ele fez uma parábola sobre o caminho da humildade.

Jesus diz (8, 9): “Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar”. Aquele que se exalta procurando os primeiros lugares em qualquer área da vida, ou procurando aparecer, será humilhado.

Jesus continua (10): “Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas”. Quem escolhe o caminho da humildade será exaltado por Deus diante de todos.

O Senhor conclui (11): “Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”.

Aproveitando a oportunidade, o Senhor Jesus diz ao homem rico que o havia convidado (12): “Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado”. Jesus ensina seus discípulos que não há recompensa celestial quando estamos procurando a recompensa dos homens.

A proposta do Senhor Jesus é diferente (13,14): “ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos”.

Os discípulos precisavam buscar a recompensa que vinha de Deus. Assim seriam verdadeiramente bem-aventurados.

 

II. Meditação do Evangelho (o que o texto me diz?).

·         Jesus não fazia acepção de pessoas. Assim também devemos tratar a todos como nossos irmãos. O rico e o pobre. 

·         O Senhor repara como os convidados corriam para escolher os primeiros lugares. Quantas vezes desejamos ser exaltados pelos homens e reconhecidos pelo mundo.

·         Aprendo que quando me exalto procurando os primeiros lugares em qualquer área da vida, ou procurando aparecer, serei humilhado.

·         Preciso ter relacionamentos humildes, pois quem se humilha será exaltado por Deus diante de todos.

·         Preciso fazer o bem aqueles que nunca poderão me recompensar, assim serei bem-aventurado e receberei a recompensa do no dia da ressurreição.

·         Não há recompensa celestial quando estamos procurando a recompensa dos homens. Preciso escolher: ou ser recompensado pelos homens ou por Deus. 

 

III. Orando o Evangelho (O que digo a Deus?).

            Senhor. Ajuda-me a ter relacionamentos e atitudes humildes. Que eu não seja soberbo e arrogante. Que eu aprenda a viver fazendo o bem a todos sem esperar a recompensa dos homens. Que tudo que eu fizer, até as coisas mais difíceis e humildes eu possa dizer: “Faço isso por amor a Jesus”. Dá-me a graça de ser bem-aventurado na ressurreição dos justos. Por Jesus Cristo nosso Senhor, na Unidade do Espírito Santo, um só Deus agora e sempre. Amém.        

 

IV. Qual o compromisso que assumirei depois desta meditação na Palavra de Deus?          

 

Conclusão:

            É no caminho da humildade que iremos ganhar almas para Jesus. Será este o caminho que fará com que busquemos os irmãos que estão desviados e que não congregam mais em nossa igreja e em nossa célula. Devemos escolher o caminho da humildade para fazermos uma grande obra para o Senhor. Se humilhe e busque as pessoas afastadas da igreja. Se humilhe e espere ser exaltado pelo Senhor. Este é o verdadeiro caminho do sucesso e da bem-aventurança: a humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário